quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Copa Truck inicia "fase mineira" com exigência constante aos freios na pista mais lenta do calendário !

 A Copa Truck inicia neste fim de semana a sua “perna mineira” da temporada 2025, com a sexta de nove etapas programadas para o ano. O palco será o Autódromo Potenza, em Lima Duarte (MG), que recebe pela terceira vez em sua história os gigantes das pistas em um dos traçados mais desafiadores para o sistema de freios da categoria dos caminhões mais rápidos do planeta, que são equipados com as pastilhas fabricadas no Brasil pela Fras-le.


Com 3.200 metros de extensão, o Potenza é o terceiro circuito mais curto do calendário — apenas Londrina e Cascavel, no Paraná, são menores. O traçado, porém, é extremamente técnico e travado, com curvas de baixa velocidade e zonas de frenagem severas. A mais crítica acontece no final da reta oposta, de 650 metros: ali os caminhões reduzem de 180 para apenas 50 km/h em uma curva de 180 graus à esquerda, num processo de apenas seis segundos e 180 metros de pista.

O resultado é uma temperatura alta no decorrer das frenagens – as pastilhas da Fras-le já suportaram mais de 800 graus em outras pistas do calendário. Em ritmo de corrida, uma volta completa dura cerca de dois minutos e exige que o piloto esteja com o pé no freio por aproximadamente 30 segundos — ou seja, 25% do tempo total.

Paulo Salustiano, piloto da Odapel Racing, equipe patrocinada pela Fras-le, reforça a importância do componente neste tipo de cenário. “O Potenza é uma pista de velocidades baixas, mas isso não quer dizer que os freios não sejam exigidos. Há freadas fortes em certos pontos, destacando o final da reta oposta, uma frenagem em descida, e onde as pastilhas da Fras-le fazem a diferença para todos os pilotos do grid executando uma frenagem desta magnitude. É uma pista lenta, mas de grande intensidade para os freios", afirma.

Parceira técnica da Copa Truck desde 2021, a Fras-le fornece às equipes as pastilhas de freio PD/116, desenvolvidas para enfrentar condições extremas como as da categoria. Produzidas com tecnologia hi-met, baseada em compostos metálicos de alta resistência, as pastilhas suportam temperaturas superiores a 800 °C sem perda de eficiência, garantindo segurança, precisão e durabilidade para caminhões de 4,8 toneladas e motores de até 1.200 cavalos de potência.

Essa experiência adquirida nas pistas reflete-se diretamente em produtos destinados ao mercado de veículos comerciais. A linha HD PRO, da Fras-le, leva ao transporte rodoviário a mesma robustez e confiabilidade utilizadas na competição, com revestimentos de alta performance e longa vida útil. A inovação é impulsionada pelo Movetech, centro avançado de engenharia da companhia, que desenvolve soluções seguras e sustentáveis para a mobilidade.

As duas corridas da etapa mineira serão realizadas no domingo, às 12h10 e 12h40, com transmissão ao vivo pela Band, SporTV, YouTube da Copa Truck e outros canais digitais. O sábado será marcado pela definição do grid de largada, a partir das 13h30, em transmissão online.

PROGRAMAÇÃO*:
*Sujeita a alterações
Sexta – 22 de agosto (portões fechados)
11:00 – 11:35 1º Treino Livre – Super Truck Elite
12:00 – 12:35 1º Treino Livre – Super Truck Pro
15:00 – 15:35 2º Treino Livre – Super Truck Elite
16:00 – 16:35 2º Treino Livre – Super Truck Pro

Sábado – 23 de agosto (abertura dos portões às 8h00)
09:30 – 10:05 3º Treino Livre – Super Truck Elite
10:15 – 10:50 3º Treino Livre – Super Truck Pro
13:30 – 13:42 Classificatório – Super Truck Elite
13:52 – 14:02 Top Qualifying – Super Truck Elite
14:20 – 14:32 Classificatório – Super Truck Pro
14:42 – 14:52 Top Qualifying – Super Truck Pro

Domingo – 24 de agosto (abertura dos portões às 8h00)
09:00 – 09:10 Warm-up – Super Truck Pro
09:15 – 09:25 Warm-up – Super Truck Elite
09:30 – 10:30 Visitação aos Boxes
10:00 Desfile de Caminhões
10:50 – 11:10 Desfile de Pilotos
11:30 – 11:55 Gridwalk – Camarotes e Paddock
12:00 Hino Nacional
12:07 Volta de Apresentação
12:10 Corrida 1
12:40 Corrida 2
14:15 – 15:15 Volta Rápida


Sobre a FRAS-LE:
A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.

Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le e Lonaflex. Desde 2021, a marca é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos caminhões da Copa Truck.


FRASLE MOBILITY
A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição automotivo e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.

Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia  /e México, possui 12 plantas industriais, nove centros de distribuição, sete escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e equipes capacitadas para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 43 mil referências em soluções em autopeças.

Desde 1996, a Frasle Mobility é controlada pela Randoncorp, mantendo de forma conjunta empresas de referência em inovação, como o Centro Tecnológico Randon (CTR) e a NIONE, pioneira global em tecnologias com nanopartículas. Atua ainda na transformação social com iniciativas realizadas pelo Instituto Elisabetha Randon e no incentivo à pesquisa científica por meio do apoio ao Instituto Hercílio Randon.

Frasle Mobility. Keep life in motion.

Fonte : Fras-le Motorsport 

Fotos : Duda Bairros / (Rodrigo Ruiz 






 


Nenhum comentário:

Postar um comentário