terça-feira, 4 de agosto de 2026

Comissão Feminina de Automobilismo da CBA realiza 2ª edição da Imersão para Mulheres no Motorsport em 2026 !

 A Comissão Feminina de Automobilismo da CBA, promoverá a 2ª edição da Imersão para Mulheres no Motorsport, em 2026, de 12 a 18 de agosto, promovendo quatro encontros online gratuitos, que abordarão cinco temas extremamente relevantes do automobilismo como: Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais, Desenvolvimento e Gerenciamento de Pneus, Estratégia de Corrida, Atendimento Médico no Automobilismo e Engenharia, Carreira e Mulheres no Automobilismo.

“O projeto é uma grande oportunidade para jovens talentos poderem conhecer áreas de interesse de atuação com profissionais experientes e como grande atuação nos mais diversos segmentos do Motorsport. É um projeto com um conceito democrático que abrange todas as áreas, sem fins lucrativos, para todas as idades, com o objetivo de inspirar e capacitar mais mulheres para trabalharem com automobilismo”, explica a engenheira Rachel Loh, membro da CFA e idealizadora do projeto criado há três anos.

Bia Figueiredo, presidente da CFA – criada por Giovanni Guerra, presidente da CBA, em 2023 – e representante no Brasil no FIA Girls on Track, destaca o quanto o projeto já gerou oportunidades e abriu portas no automobilismo. “Temos várias participantes que vem conquistando espaço no mercado através desse movimento que estamos fazendo sempre buscando integrar com conhecimento e muitas informações relevantes para que as meninas conquistem seu espaço”, enfatizou.

O primeiro módulo Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais no Motorsport, no dia 12/08, será ministrado por Glauce Schütz, Victoria Oliveira e Marina Candido. O módulo 2, que está marcado para 13/08 tem como tema o Desenvolvimento e gerenciamento de pneus e será ministrado pelo engenheiro da Pirelli, Charles Gonçalves. No dia 14/08, o experiente engenheiro Pedro Carmo, abordada o tema Estratégia de corrida. No dia 17/08, a doutora Magda Costa Silva, abordará o Atendimento Médico no Automobilismo. No dia 18/08 encerrando a 2ª edição de 2026, Rachel Loh finalizará os módulos com o tema Engenheira, carreira e mulheres no automobilismo.

Histórico - A Imersão para Mulheres no Motorsport foi inspirada no congresso da FIA Women in Motorsport Comission, em que Bia representa a América do Sul, transmitido online para todo o mundo em 12 dezembro de 2022. 

“Quando vi o projeto, decidi fazer uma experiência no Brasil conectando todas as regiões. A Equipe AMattheis Motosport me apoiou, e, para minha surpresa, até brasileiras morando no exterior participaram da primeira Imersão. Em três dias às vésperas do Natal de 2022 tínhamos 500 inscritas. Como era a primeira vez, limitamos a quantidade de participantes nisso. E em janeiro e fevereiro tivemos aulas técnicas”, relembra Rachel, que é engenheira da AMattheis Motorsport na Stock Car Pro Series e da piloto Bia Figueiredo na Copa Truck.

Nos últimos anos, as palestras passaram a ser multidisciplinares, com os módulos de mecânica, marketing e mídia, e planejamento de eventos, além do módulo técnico. Participaram 3.700 inscritas.

Inscrições para cada atividade - Qualquer mulher de qualquer idade e com qualquer tipo de formação pode se inscrever para participar do Imersão para Mulheres no Motorsport no link:

https://cfabrasil.pythonanywhere.com/programa/imersao-inverno 

Programação Módulos Imersão para mulheres no Motorsport

12/08 - Assessoria de Imprensa e Mídia no Motorsport – Glauce Schütz, Victoria Oliveira e Marina Candido.

13 /08 - Desenvolvimento e Gerenciamento de Pneus - Engenheiro da Pirelli - Charles Gonçalves

14/08 - Estratégia de corrida - Engenheiro Pedro Carmo

17/08 - Atendimento Médico no Automobilismo - Doutora Magda Costa Silva

18//08 - Engenharia, Carreira e Mulheres no Automobilismo - Rachel Loh

Fonte : MS2 Comunicação Integrada 

Texto: Glauce Schütz - Assessora de Imprensa da Comissão Feminina de Automobilismo da CBA 

Fotos : Bruno Terena





















Nenhum comentário:

Postar um comentário