quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Stock Car abre segunda metade da temporada com retorno a Cascavel e cargas laterais intensas !

 Cascavel, no Paraná, volta a receber um final de semana carregado de velocidade com 11 corridas programadas: as duas válidas pela sexta etapa da Stock Car Pro Series, as três da terceira etapa da Stock Light e mais seis da Turismo Nacional, que disputa no oeste paranaense a quinta etapa da temporada. As três categorias, todas com carros calçados com pneus Hankook, alcançam o marco da metade do campeonato em um dos circuitos mais rápidos do país.


Esta será a segunda vez no ano que os pneus Hankook enfrentam os 3.058 metros do autódromo Zilmar Beux, famoso pela velocidade e pelo lendário Bacião, curva de alta velocidade para os pilotos e intensidade para os pneus, que exige carga lateral extrema. Na passagem anterior, ainda no início da temporada, a etapa da Stock Car foi marcada pelo domínio da Mitsubishi, com Felipe Fraga na pole position, Gianluca Petecof vencendo a corrida Sprint e Allam Khodair conquistando a vitória da corrida principal, em um pódio completado por Fraga e Daniel Serra.

Na última etapa, no Circuito dos Cristais, a Toyota conseguiu sua primeira vitória na era dos SUVs em Curvelo (MG), com Cesar Ramos conquistando a pole position e a vitória. A tabela de pontos chega a Cascavel equilibrada, com Gaetano di Mauro na liderança com 360, seguido por Felipe Fraga (349), Felipe Baptista (344), Guilherme Salas (342) e Cesar Ramos (326).

Na Stock Light, Enzo Bedani lidera com 197 pontos, enquanto Leo Reis aparece em segundo com 161 e Felipe Barrichello Bartz em terceiro com 160. Já a Turismo Nacional chega a Cascavel com Alexandre Bastos liderando a classe A com 317 pontos, seguido de Gabriel Moura (230) e João Cardoso (222). Na classe B, Augusto Sangalli está na frente com 308 pontos, à frente de Nico Dall’Agnol (190) e Vasco Pedro (173).

Os pneus Hankook Ventus F200, usados pela Stock Car e Stock Light, já demonstraram seu desempenho decisivo ao longo da temporada. Com alto nível de aderência e desgaste uniforme, permitem que os pilotos sustentem ritmo forte em condições de alta exigência. Na Turismo Nacional, os Ventus RS4 se destacam pela resistência e constância de performance, características fundamentais em um campeonato marcado por provas longas, múltiplas relargadas e disputas intensas.

Para Leandro Figueiredo, Técnico de Garantia e Qualidade da Hankook Tire, o retorno a Cascavel coloca novamente os pneus à prova em um dos traçados mais lendários do Brasil. “Cascavel é um dos traçados mais exigentes do calendário, especialmente por causa do Bacião, onde a carga lateral é extremamente intensa. Nessas condições, o Ventus F200 mostra sua força: ele oferece estabilidade nas freadas e segurança para curvas de alta, permitindo aos pilotos ultrapassar no limite. A consistência de desempenho ao longo das voltas é fundamental para que cada equipe escolha sua melhor estratégia, mantendo ritmo competitivo até o final.”

Na Turismo Nacional, o desafio será igualmente intenso. “Os pneus RS4 são colocados à prova em condições de alta abrasividade e disputas intensas, especialmente nos carros de tração dianteira da categoria. Sua resistência é um diferencial, especialmente em provas longas ou de Endurance, onde a durabilidade faz toda a diferença. No Bacião, esses pneus entregam tração e constância de performance, dando ao piloto confiança para atacar do início ao fim, sem precisar poupar em excesso.”

O desgaste natural do ombro externo do pneu dianteiro direito é um fator conhecido do traçado paranaense, mas está dentro das condições previstas. Segundo Leandro, a estratégia de gestão de pneus será decisiva: “Já temos a experiência da primeira passagem pelo circuito neste ano, e esse aprendizado permite chegar ainda mais preparados. Sabemos que o desgaste do ombro externo do pneu dianteiro direito é um ponto de atenção, mas tudo está dentro do previsto. Isso torna a gestão de pneus um fator decisivo para equipes e pilotos, pois o segredo está em como explorar cada décimo de performance no momento certo.”

Com a experiência acumulada e a tecnologia dos compostos Hankook, a expectativa é de mais um fim de semana de corridas intensas no Autódromo Zilmar Beux, com o Bacião novamente sendo o palco dos momentos decisivos. A sexta-feira (5) será dedicada aos treinos livres das três categorias, com a Stock Car fazendo no sábado (6) a classificação e a corrida Sprint. No domingo (7), a principal categoria do automobilismo brasileiro tem largada às 14h10.

Programação em Cascavel
(sujeita a alterações no decorrer do final de semana)

Sexta-feira, 5 de setembro
08h00 – Turismo Nacional – Treino Livre 1
08h40 – Stock Light – Shakedown
09h00 – BRB Stock Car – Shakedown
10h05 – Stock Light – Treino Livre 1 (Rookie)
10h40 – Turismo Nacional – Treino Livre 2
11h20 – BRB Stock Car – Treino Livre 1
12h35 – Stock Light – Treino Livre 2
13h10 – Turismo Nacional – Treino Livre 3
14h50 – Stock Light – Treino Livre 3
15h25 – BRB Stock Car – Treino Livre 2
16h40 – Turismo Nacional – Classificação – Categoria A
17h10 – Turismo Nacional – Classificação – Categoria B

Sábado, 6 de setembro
08h00 – Stock Light – Classificação
08h55 – Turismo Nacional – Corrida 1 (18 minutos + 1 volta)
09h25 – Turismo Nacional – Corrida 2 (18 minutos + 1 volta)
10h10 – BRB Stock Car – Classificação
11h45 – Stock Light – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
12h35 – Visitação aos Boxes
14h30 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida sprint (30 minutos + 1 volta)
15h55 – Turismo Nacional – Corrida 3 (18 minutos + 1 volta)
16h25 – Turismo Nacional – Corrida 4 (18 minutos + 1 volta)

Domingo, 7 de setembro
08h55 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
10h20 – Stock Light – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
11h00 – Stock Light – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
11h50 – Visitação aos Boxes
14h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)
15h55 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)


Sobre a Hankook Tire & Technology

A Hankook Tire & Technology é uma referência global na fabricação de pneus de alto desempenho, combinando inovação e excelência tecnológica para oferecer máxima qualidade e satisfação aos consumidores. Com operações em mais de 160 países, a empresa conta com oito unidades de produção e cinco centros de pesquisa e desenvolvimento ao redor do mundo, empregando mais de 20.000 profissionais altamente qualificados. Seu portfólio inclui pneus radiais para carros de passeio, SUVs, caminhões leves, ônibus, veículos esportivos e de competição, sempre priorizando desempenho, segurança e sustentabilidade.

Comprometida com a inovação sustentável, a Hankook participa ativamente de iniciativas globais de responsabilidade ambiental e social. Seus esforços são reconhecidos anualmente nos Índices de Sustentabilidade Dow Jones desde 2011 e pela EcoVadis Business Sustainability Rating, onde obteve a classificação mais alta nos últimos anos. Em parceria com a Fórmula E, a empresa desenvolveu o pneu iON Race, feito com cerca de 30% de materiais sustentáveis, reforçando seu compromisso com o futuro da mobilidade.

No automobilismo, a Hankook é fornecedora oficial de pneus para mais de 70 competições em todo o mundo, fortalecendo sua presença em categorias de ponta. Desde 2023, é parceira técnica exclusiva do Campeonato Mundial de Fórmula E, e, em 2025, tornou-se fornecedora oficial do Campeonato Mundial de Rally (WRC), a mais prestigiada competição off-road do planeta. Além disso, colabora com a Lamborghini Squadra Corse, equipando a série Lamborghini Super Trofeo, e apoia campeonatos de turismo como o TCR e o ERC4 Junior Championship.

No Brasil, a Hankook é fornecedora oficial da Stock Car Pro Series pelo terceiro ano consecutivo, além de equipar a Stock Light e a Fórmula 4 Brasil. Em 2025, amplia sua presença no cenário nacional ao fornecer pneus para a Turismo Nacional e para os campeonatos TCR Brasil e South America, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento do automobilismo na América Latina.

Fonte : Hankook Tire Brasil - Assessoria de Imprensa

Fotos : Magnus Torquato / Duda Bairros / Rafael Gagliano / Marcelo Machado de Melo









Nenhum comentário:

Postar um comentário