A BRB Stock Car Pro Series abre neste fim de semana a segunda metade da temporada 2025 — o primeiro campeonato da nova era de carros tipo SUV. Depois de seis etapas e 11 corridas disputadas a partir de maio, quando o calendário começou no Autódromo de Interlagos, a principal categoria do automobilismo brasileiro vai ao Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, para uma sequência de duas etapas e quatro provas, com início nos próximos sábado e domingo (27 e 28/09).
Será um fim de semana especialmente quente, como é habitual no interior paulista, ainda mais em uma época de chegada da primavera, com a temperatura ambiente máxima beirando os 30ºC, trazendo também a perspectiva de grandes imagens do Velocitta, como o inconfundível pôr-do-sol em Mogi Guaçu.
Na pista, a previsão é de corridas igualmente quentes e de muita ação no seletivo e desafiador traçado de 3.493 metros. A pista já recebeu 30 corridas da BRB Stock Car e registra grande variedade entre pilotos vencedores, com 19 competidores já tendo visitado o topo do pódio. Os ‘reis da pista’ são Thiago Camilo e Ricardo Zonta, cada um com três triunfos no Velocitta.
Localizada a cerca de 170 km de São Paulo e distante 70 km de Campinas, a pista guaçuana foi palco de uma etapa acirrada entre 19 e 20 de julho. Felipe Baptista (CAR Racing KTF) conquistou o Troféu Pole Position Snapdragon com o Mitsubishi Eclipse Cross #121. Nas corridas, contudo, a grande estrela foi a nova equipe Scuderia Bandeiras, que faturou o triunfo na prova sprint com Enzo Elias, a bordo do Chevrolet Tracker #73, enquanto Nelson Piquet Jr. foi o primeiro colocado na corrida principal com seu Eclipse Cross #33 após duelo com Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC).
Sob a chefia de Rosinei Campos, o ‘Meinha’, a multicampeã Eurofarma RC lidera os campeonatos de pilotos e também entre as equipes após a conclusão da primeira metade da temporada. Felipe Fraga — que foi o primeiro vencedor no Velocitta, em 2017 — chega a Mogi Guaçu como ponteiro na tabela, com 465 pontos, 13 a mais que seu companheiro de equipe, Gaetano Di Mauro.
Dono de forte campanha iniciada justamente a partir do seu triunfo no interior paulista, em julho, Enzo Elias ocupa a terceira posição, com 388 tentos, seguido por Felipe Baptista, com 370. Pole em Mogi Guaçu em julho, o paulista tem apenas um ponto a mais em relação a Guilherme Salas (Valda Cavaleiro Sports), quinto colocado. Cesar Ramos (Ipiranga Racing) é o sexto no campeonato, com 342 pontos, empatado com Nelson Piquet Jr., enquanto Arthur Leist (Crown Racing) aparece na oitava posição, com 325. Thiago Camilo (Ipiranga Racing), de 41 anos completados no último sábado (20 de setembro), tem 320 e está em nono lugar. Rafael Suzuki (TMG Racing) chegou aos 300 pontos no desfecho da etapa de Cascavel e finaliza a relação do top-10.
O Velocitta será a segunda pista que a BRB Stock Car vai repetir no calendário de 2025 e representará mais uma base para a avaliação da evolução dos novíssimos e tecnológicos SUVs que entraram em vigor neste ano. Depois de 11 corridas e uma série de treinos extras para elevar o nível de desenvolvimento dos modelos Chevrolet Tracker, Mitsubishi Eclipse Cross e Toyota Corolla Cross, a categoria vem conseguindo apresentar nível de confiabilidade cada vez maior, sem perder o equilíbrio que é característico da Stock Car, com nove vencedores diferentes e 16 pilotos distintos no pódio até agora na temporada.
Fim de semana especial — Mogi Guaçu será o cenário da estreia de Antonella Bassani na BRB Stock Car. A catarinense de 19 anos vai correr neste fim de semana a bordo do Toyota Corolla Cross #72 da Full Time Bassani e substituirá o bicampeão Rubens Barrichello, que vai se ausentar da etapa em razão de compromissos previamente agendados.
Campeã da Porsche Cup Brasil na classe Sprint Challenge em 2023 e vice no ano passado, Antonella subiu para a principal divisão da categoria neste ano, medindo forças com os pilotos mais experientes. Natural de Concórdia, cidade no interior catarinense, Bassani terá agora a oportunidade de acelerar na principal categoria do automobilismo brasileiro e será, nesta etapa, a mais jovem do grid da BRB Stock Car, além de ser a quarta mulher a disputar oficialmente uma prova na categoria, entrando na galeria ao lado de Regina Calderoni, Bia Figueiredo e Bruna Tomaselli.
Agenda cheia — Será um fim de semana bastante movimentado em Mogi Guaçu. Além da Stock Car, estarão em ação a BRB Fórmula 4 Brasil e a Stock Light, em jornada de oito corridas neste desfecho de setembro. Os ingressos para a etapa já estão à venda e podem ser adquiridos a partir de R$ 25 online na plataforma Tiqueteira ou então diretamente na bilheteria do Velocitta durante os dias de etapa.
O fã também pode adquirir o combo de ingressos para as duas etapas: a deste fim de mês e também a do início de outubro (04 e 05/10), quando a BRB Stock Car, o TCR South America Banco BRB, TCR Brasil Banco BRB e a BRB Fórmula 4 Brasil estarão na pista interiorana. Nesta opção, as entradas partem de R$ 40.
As ações da BRB Stock Car no Velocitta começam na sexta-feira, quando serão realizados um shakedown e dois treinos livres. No sábado, a partir das 9h55, a categoria acelera para definir o sétimo dono do Troféu Pole Position Snapdragon e a ordem de largada das duas provas do fim de semana. Às 14h10, os 31 pilotos do grid alinham para a corrida sprint, com 30 minutos mais uma volta de duração.
Domingo, dia da grande festa do automobilismo em Mogi Guaçu, traz outra grande atração: a visitação aos boxes, momento em que o público interage com seus pilotos preferidos e tem a oportunidade de conhecer de perto as máquinas que vão acelerar no Velocitta a partir de 10h05. E a largada da corrida principal da BRB Stock Car, com 50 minutos mais uma volta, está marcada para pouco depois, às 12h10.
A BRB Stock Car Pro Series tem transmissão ao vivo ao longo da temporada 2025 pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band na TV aberta e canais SporTV e BandSports, emissoras por assinatura.
Programação no Velocitta
Quinta-feira, 25 de setembro
08h00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Extra 1
08h40 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Extra de Largada 1
10h10 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Extra 2
10h50 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Extra de Largada 2
13h10 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Extra 3
13h50 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Extra de Largada 3
16h10 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Extra 4
16h50 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Extra de Largada 4
Sexta-feira, 26 de setembro
08h20 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 1
09h10 – Stock Light – Treino Livre 1 (Rookies)
09h45 – BRB Stock Car Pro Series – Shakedown
11h40 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 2
12h30 – Stock Light – Treino Livre 2
13h05 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
14h20 – BRB Fórmula 4 Brasil – Classificação
14h50 – Stock Light – Treino Livre 3
15h45 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
Sábado, 27 de setembro
08h00 – Stock Light – Classificação
08h55 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
09h55 – BRB Stock Car Pro Series – Classificação
11h20 – Stock Light – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
12h10 – Visitação aos boxes
14h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida sprint (30 minutos + 1 volta)
15h40 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
Domingo, 28 de setembro
08h00 – BRB Stock Car Pro Series – Warm Up
08h40 – Stock Light – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
09h20 – Stock Light – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
10h05 – Visitação aos boxes
12h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)
13h55 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
Estatísticas da BRB Stock Car na temporada 2025
Vitórias
Gaetano Di Mauro: 3
Felipe Fraga, Gianluca Petecof, Allam Khodair, Guilherme Salas, Enzo Elias, Nelson Piquet Jr., Cesar Ramos e Arthur Gama: 1
Poles
Felipe Fraga: 2
Gaetano Di Mauro, Guilherme Salas, Cesar Ramos e Felipe Baptista: 1
Pódios
Gaetano Di Mauro: 6
Felipe Fraga e Guilherme Salas: 4
Cesar Ramos: 3
Enzo Elias, Arthur Leist, Felipe Baptista, Julio Campos: 2
Gianluca Petecof, Allam Khodair, Nelson Piquet Jr., Arthur Gama, Daniel Serra, Rafael Suzuki, Thiago Camilo e João Paulo de Oliveira: 1
Voltas mais rápidas
Gaetano Di Mauro: 4
Enzo Elias: 3
Guilherme Salas, Allam Khodair, Thiago Camilo e Arthur Gama: 1
Troféu Vivo Man of the Race (maior pontuador de uma etapa)
Felipe Fraga: 3 (Interlagos, Cascavel e Cascavel)
Guilherme Salas 1 (Velopark); Gaetano Di Mauro (Velocitta); Cesar Ramos (Curvelo): 1
Estatísticas da BRB Stock Car Pro Series no Velocitta
Local: Mogi Guaçu (SP)
Extensão atual da pista: 3.493 metros
Curvas: 14
Sentido: anti-horário
Corridas realizadas pela BRB Stock Car no Velocitta: 30
Primeira corrida: 6 de agosto de 2017
Primeiro pole: Átila Abreu (Chevrolet Cruze)
Primeiro vencedor: Felipe Fraga (Chevrolet Cruze)
Última corrida: 20 de julho de 2025
Último pole: Felipe Baptista (Mitsubishi Eclipse Cross)
Último vencedor: Nelson Piquet Jr. (Mitsubishi Eclipse Cross)
Maiores vencedores da BRB Stock Car no Velocitta: Thiago Camilo e Ricardo Zonta: 3 vitórias
Todos os vencedores da BRB Stock Car no Velocitta:
Thiago Camilo e Ricardo Zonta: 3
Felipe Fraga, Átila Abreu, Rubens Barrichello, Matías Rossi, Ricardo Maurício, Daniel Serra e Julio Campos: 2
Bruno Baptista, Diego Nunes, Gabriel Casagrande, Lucas Foresti, Guilherme Salas, Felipe Lapenna, Felipe Massa, Gaetano Di Mauro, Enzo Elias e Nelson Piquet Jr.: 1
Recordistas de poles da BRB Stock Car no Velocitta
Ricardo Zonta: 3
Átila Abreu, Thiago Camilo e Julio Campos: 2
Marcos Gomes, Rubens Barrichello, Guilherme Salas, Bruno Baptista, Felipe Fraga, Daniel Serra e Felipe Baptista: 1
Recordistas de pódios da BRB Stock Car no Velocitta
Daniel Serra: 9
Gabriel Casagrande e Ricardo Zonta: 8
Rubens Barrichello: 7
Thiago Camilo: 6
Felipe Fraga e Ricardo Maurício: 5
Felipe Baptista: 4
Cacá Bueno, Diego Nunes, Bruno Baptista, Matías Rossi, Cesar Ramos e Gaetano Di Mauro: 3
Átila Abreu, Allam Khodair, Felipe Lapenna, Felipe Massa, Julio Campos e Enzo Elias: 2
Vitor Genz, Lucas Foresti, Guilherme Salas, Sérgio Jimenez, Gianluca Petecof, Dudu Barrichello, Nelson Piquet Jr. e Arthur Leist: 1
Recordes da pista:
Recorde absoluto em classificação
Thiago Camilo (Chevrolet Cruze), 4 de maio de 2019, 1min27s926, 140.763 km/h
Recorde absoluto em corrida
Gaetano Di Mauro (Mitsubishi Eclipse Cross), 1min29s283, 20 de julho de 2025, 138.825 km/h
Recorde da nova geração SUV em classificação
Julio Campos (Toyota Corolla Cross), 19 de julho de 2025, 1min28s645, 139.829 km/h
Recorde da nova geração SUV em corrida
Gaetano Di Mauro (Mitsubishi Eclipse Cross), 1min29s283, 20 de julho de 2025, 138.825 km/h
‘Reis da Pista’: os maiores vencedores da BRB Stock Car no Velocitta
Thiago Camilo
Idade: 41 anos (20/09/1984)
Vitórias no Velocitta: 3 (2019, 2019 e 2021)
Largadas na Stock Car: 378
Vitórias: 41
Poles: 28
Pódios: 89
Voltas mais rápidas: 41
Vice-campeão em 2009, 2013, 2017 e 2019
Equipe atual: Ipiranga Racing
Carro: Toyota Corolla Cross
Número: 21
Ricardo Zonta
Idade: 49 anos (23/03/1976)
Vitórias no Velocitta: 3 (2021, 2022 e 2023)
Largadas na Stock Car: 313
Vitórias: 11
Poles: 7
Pódios: 42
Voltas mais rápidas: 18
Vice-campeão em 2020
Equipe atual: RCM Motorsport
Carro: Mitsubishi Eclipse Cross
Número: 10
Classificação do campeonato de pilotos após seis etapas
1º Felipe Fraga, 465 pontos
2º Gaetano Di Mauro, 452
3º Enzo Elias, 388
4º Felipe Baptista, 370
5º Guilherme Salas, 369
6º Cesar Ramos, 342
7º Nelson Piquet Jr., 342
8º Arthur Leist, 325
9º Thiago Camilo, 320
10º Rafael Suzuki, 300
11º Daniel Serra, 284
12º Gabriel Casagrande, 271
13º Gianluca Petecof, 270
14º Julio Campos, 258
15º Lucas Foresti, 254
16º Rubens Barrichello, 249
17º Allam Khodair, 237
18º João Paulo de Oliveira, 207
19º Felipe Massa, 197
20º Cacá Bueno, 195
21º Ricardo Maurício, 185
22º Zezinho Muggiati, 173
23º Átila Abreu, 169
24º Ricardo Zonta, 166
25º Arthur Gama, 163
26º Denis Navarro, 149
27º Lucas Kohl, 132
28º Bruno Baptista, 110
29º Vicente Orige, 103
30º Rafael Reis, 87
31º Helio Castroneves, 61
*pontuação extraoficial
Classificação do campeonato por equipes após seis etapas
1º Eurofarma RC, 917 pontos
2º Ipiranga Racing, 662
3º CAR Racing KTF, 640
4º Crown Racing, 583
5º Scuderia Bandeiras, 557
6º Valda Cavaleiro Sports, 554
7º A.Mattheis Vogel, 530
8º Blau Motorsport, 521
9º TMG Racing, 497
10º Scuderia Bandeiras Sports, 445
11º Full Time Cavaleiro, 398
12º Full Time Gazoo Racing, 370
13º Scuderia Chiarelli, 327
14º RCM Motorsport, 276
15º CAR Racing Sterling, 260
16º A.Mattheis Motorsport, 60
17º RTR Sport Team, 1
BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025
7ª etapa: 28 de setembro, Velocitta (SP)
8ª etapa: 5 de outubro, Velocitta (SP)
9ª etapa: 26 de outubro, Campo Grande (MS)
10ª etapa: 16 de novembro, local a definir
11ª etapa: 30 de novembro, Brasília (DF)
12ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (SP)
Fonte : BRB Stock Car Pro Series
Fotos : Marcelo Machado de Melo / Magnus Torquato
Nenhum comentário:
Postar um comentário