Raquel Stein e Christina Xavier terminaram bem a segunda etapa do Sertões, disputada de Unaí a Januária, em Minas Gerais, na segunda-feira, 28. A bordo do UTV #387 da Equipe FIA Girls on Track Brasil, elas largaram da 27ª posição no geral e 2ª na categoria SSV CBA, e terminaram em 2º lugar na categoria e em 35º na classificação geral.
Elas percorreram o total de 416 km, dos quais 301 km cronometrados da especial mais longa, e umas das três mais difíceis, desta edição. O roteiro começou por estradas rápidas entre fazendas, teve uns 100 km de serra. Após o reabastecimento, mudou para rotas mais travadas, por estradas estreitas e sinuosas de areia, para chegar à parte final em caminhos entre pequenos sítios, com alguns trechos de trial (sem estrada, com muita dificuldade, conhecido como quebradeira).
Obstáculos – “O dia foi animal, dia de rally completo. A gente começou a especial, acelerando muito, mas, aos 50 km, comecei a sentir o carro puxando, olhamos, não conseguimos descobrir o que era, e seguimos. Na parada para reabastecimento também não conseguimos identificar nada. Na segunda parte, a gente estava igual a moto, sambando no areião, e aí entramos em um rio cheio de pedra”, relata Raquel Stein.
Quando saíram da água, ela e Chris Xavier viram fumaça. Era a roda dianteira esquerda partida ao meio com o freio pendurado e esguichando fluido. O macaco não colaborou, mas elas acabaram por conseguir trocar a roda, em uns 40 minutos paradas. Depois, rodaram 150 km da especial e o pequeno trecho de deslocamento final sem freio. Mas a segunda etapa acabou bem para elas, apesar dos perrengues que enfrentaram.
“A gente está muito contente. O carro estava muito bom até a roda quebrar. A Chris navegou perfeitamente. E eu fiquei muito feliz com minha pilotagem. Se você não quebrar nada do seu carro no rally todo, você não viveu. A prova foi ótima e a segunda parte da especial foi incrível! Agora é arrumar a roda, amanhã tem mais, e é pau!”, completa Raquel Stein.
A navegadora Christina Xavier também concluiu a prova da segunda-feira muito animada: “Agora é hora de se concentrar para avançarmos posições na terceira etapa, antes do início das etapas maratona, sem apoio mecânico entre elas. Então, vamos manter o foco para concluirmos a terça-feira em ritmo bom e com ótimo resultado".
Sintonia e sinergia – A jornada da Equipe FIA Girls on Track Brasil (FIA GOT BR) no Sertões começou com percalços decorrentes de vazamento de combustível que, no sábado, 26, encerrou o prólogo antecipadamente, e de desativação da bomba de combustível depois de percorridos 111 km da especial da primeira etapa, de Goiânia a Unaí (MG), no domingo, 27.
“O rally teve seus desafios iniciais para nós, mas a gente está vencendo a cada dia esses desafios, melhorando o carro, completando prova, a Raquel e a Chris Xavier em sintonia. Nós vemos possibilidade de crescimento, de evolução durante o rally. Tudo está caminhando a cada dia melhor. Estamos torcendo de longe pelo sucesso delas”, diz Bia Figueiredo, presidente da CFA (Comissão Feminina de Automobilismo) – criada em 2023 por Giovanni Guerra, presidente da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) – e comandante da FIA Girls on Track Brasil.
A engenheira Rachel Loh, integrante da CFA e da FIA GOT BR, está entusiasmada com o entrosamento de toda a equipe: “Para mim, esse é o maior desafio. A Equipe FIA GOT BR tem respaldo da MSL Motorsport, com o carro, a pilota e apoio na mecânica, e da RMattheis Off Road, que treinou nossa engenheira Bárbara Sanglard, e compartilha a chefe de equipe Camila Mattheis conosco. A sinergia entre todo mundo está a cada dia mais afinada. Estou feliz pelo resultado desta segunda-feira”.
Próxima etapa – Nesta terça-feira, 29, a terceira etapa será realizada entre Januária (MG) e Bom Jesus da Lapa (BA), com deslocamento inicial de 80 km, especial de 290 km, e deslocamento final de 64 km.
Patrocínio – A participação da Equipe FIA Girls on Track Brasil no Sertões 2025 tem o patrocínio da CBA, do BRB, da Porto, da Atvos, da Volda e da ODD. A pilota Raquel Stein corre com patrocínio da Castrol, da MSL Motorsports, da Polaris, da Sparco, do Sertões e da Leatt. A equipe corre com UTV Polaris e usa etanol da Atvos.
Sobre CFA e FIA Girls on Track Brasil – Com o objetivo de aumentar a presença de mulheres no automobilismo, nas pistas e em todas as funções do motorsport, a Comissão Feminina de Automobilismo (CFA) da CBA desenvolve ações em diversas áreas e formatos com o selo FIA Girls on Track Brasil.
Em 2025, até agora, foram realizados os módulos técnico e de comunicação da série de aulas e palestras Imersão para Mulheres em Motorsport, em parceria com a Equipe AMattheis Motorsport; os três primeiros dos cinco Estágios em Motorsports: na Porsche Cup, na Stock Car e na Endurance Brasil; a Experiência para Estudantes na Porsche Cup; a FIA GOT BR Seletiva de Kart; a Experiência para Estudantes no WEC; e a segunda edição mundial do FIA CareerShift, para moças e rapazes, coordenada pela CFA, no WEC. Em julho, foi iniciado o Campeonato de E-Sports FIA Girls on Track, só para mulheres de todas as idades, em parceria com a Comissão Nacional de Automobilismo Virtual (CNAV) da CBA. E no dia 26 a Equipe FIA Girls on Track Brasil estreou no Sertões, maior rally off-road das Américas.
Em 2024, a programação da CFA teve a Experiência para Estudantes na Fórmula 1; duas edições da Experiência para Estudantes na Fórmula E; Estágio em Motorsports no GP de São Paulo 1000 Milhas de Interlagos, na Porsche Cup, na Stock Car, na Fórmula 4 Brasil, na Copa Truck e na Mitsubishi Cup; Seletiva de Kart; e a participação na Mitsubishi Cup com o time FIA Girls on Track Brasil no Eclipse Cross R #61 da equipe Spinelli Racing. Desde 2021 a CBA promove as ações do FIA Girls on Track no Brasil, sob comando de Bia Figueiredo, que, desde 2022, também representa a América do Sul na FIA Women In Motorsport Commission.
Fonte : SIG Comunicação
Fotos : Hanna Gabriela / Vincius Branca / Victoria Kimie / Doni Castilho / Gabriel Lima / Victor Eleuterio
Nenhum comentário:
Postar um comentário