O sábado foi quente em Mogi Guaçu (SP), na pista e fora dela. A 5ª etapa do Endurance Brasil 2025 abriu a rodada dupla no Autódromo Velocitta com 3h20 de ação. No pelotão mais veloz do país, Pedro Queirolo e David Muffato levaram o AJR #35 da TMG Racing até a bandeirada final em 5º lugar, na Geral e na categoria P1, garantindo pontos que mantêm a dupla na briga pelo campeonato.
A corrida começou promissora para a dupla. Depois de largar na segunda posição no grid, graças ao bom desempenho no Top Qualy, Queirolo assumiu o volante para o primeiro stint. O piloto manteve um ritmo consistente e, logo nas voltas iniciais, conseguiu colocar o protótipo da TMG Racing na liderança.
“O meu primeiro stint foi muito bom. Conseguimos assumir a primeira colocação após algumas voltas de corrida e fizemos nossa primeira parada de box quando teve a entrada do safety car na pista”, contou Queirolo.
Na sequência, Muffato assumiu o comando do AJR #35 para o segundo stint. Foi nesse momento que os problemas começaram a aparecer. O carro apresentou falhas ligadas à alta temperatura do motor e também à asa móvel. A situação obrigou a equipe a antecipar a segunda parada, mas a solução definitiva não veio. O protótipo passou a rodar em modo de segurança, reduzindo potência para preservar o equipamento.
“O carro entrava em modo de segurança diminuindo a potência para não prejudicar o motor. Antecipamos nossa segunda parada, mas não conseguimos arrumar o carro e tivemos que seguir num ritmo mais lento nos últimos dois stints”, acrescentou Queirolo.
Mesmo com os contratempos, a experiência da dupla fez a diferença para garantir o carro na pista até o fim, administrando a temperatura do motor e conquistando o quinto lugar. Para Muffato, diante das limitações técnicas enfrentadas, o resultado teve gosto de conquista.
“Só passamos a perder posição porque tivemos um contratempo com a temperatura e perdemos desempenho do motor. Até então o carro estava muito bom de chão. A equipe está trabalhando, para deixar essa temperatura em um patamar que consiga andar num ritmo bom a corrida inteira. Diante disso, consideramos o resultado de quinto lugar no pódio como uma vitória”, analisou Muffato.
A rodada dupla, porém, ainda reserva mais um desafio neste domingo. A previsão é novamente de calor forte, o que pode exigir ainda mais dos pilotos e do equipamento. “Nossa expectativa é de conseguir terminar novamente a prova de amanhã e brigar pela vitória. Vamos torcer e fazer o possível para dar tudo certo”, projetou Queirolo.
Ciente do desgaste que uma rodada dupla impõe, Muffato reforçou a confiança no trabalho coletivo. “Rodada dupla é muito desgastante para o equipamento, a equipe e os pilotos. Mas estamos prontos. Amanhã estará tudo redondo e espero que possamos brigar pela vitória”, disse.
Agora, a dupla vira a chave para o domingo. A 6ª etapa larga às 11h30 e promete ainda mais emoção na disputa do campeonato. Para quem quiser acompanhar, a transmissão é ao vivo no canal oficial do Endurance Brasil no YouTube (@endurancebrasil) e também no Acelerados pela FastTV. No fim de semana que vem, a RedeTV! exibe um compacto especial com os melhores momentos das duas corridas.
Pedro Queirolo e David Muffato contam com o patrícinio de Slon Seguros, Hipercap, Connectors, ELF, Aiwa, Muffatão e HiperCap.
Confira os resultados da Endurance Brasil 2025 – 5ª Etapa – 3 Horas do Velocitta, neste sábado, 20:
Pedro Queirolo e David Muffato (AJR #35, TMG Racing) categoria P1:
- 1° Treino Livre Oficial: 2° lugar
- 1° Treino Livre Oficial: 7° lugar
- 1° Treino Livre Oficial: 2° lugar
- Classificatório: 3° lugar
- Top Qualy: 2° lugar
- Corrida 5ª Temporada: 5° lugar na Geral e na categoria P1
Cronometragem: Cronobox
Confira abaixo a programação para a rodada dupla do Endurance Brasil no Velocitta:
21 de Setembro de 2025 – Domingo
09h00 às 09h30 Warm-up
09h30 às 09h50 Horário Promocional
10h00 às 10h50 Visitação e Horário Promocional
11h00 Abertura de Box
11h10 Fechamento de box
11h15 Hino Nacional Brasileiro
11h25 Placa de 5 minutos
11h30 Largada - 6ª etapa
15h00 Cerimônia de Pódio
Calendário Endurance Brasil 2025
Etapa 1 – 10/05 – Três Horas de Interlagos – São Paulo/SP
Etapa 2 – 11/05 – Três Horas de Interlagos – São Paulo/SP
Etapa 3 – 21/06 – Três Horas do Velopark – Nova Santa Rita/RS
Etapa 4 – 09/08 – Três Horas de Cascavel – Cascavel/PR
Etapa 5 – 20/09 – Três Horas do Velocitta – Mogi Guaçu/SP*
Etapa 6 – 21/09 – Três Horas do Velocitta – Mogi Guaçu/SP*
Etapa 7 – 01/11 – Quatro Horas de Santa Cruz – Santa Cruz do Sul/RS
Etapa 8 – 06/12 – Quatro Horas de Brasília – Brasília/DF
Fonte : SIG Comunicação
Fotos : Antonio Ribeiro