terça-feira, 29 de julho de 2025

NASCAR Brasil vive temporada histórica de alternância e equilíbrio entre equipes !

 A NASCAR Brasil 2025 segue um roteiro imprevisível, marcado por equilíbrio e reviravoltas a cada etapa. Nas cinco das nove etapas da temporada realizadas até agora, quatro pilotos diferentes assumiram a liderança do Campeonato Brasileiro. A disputa, que até aqui vem sendo definida nos detalhes, entra agora na reta decisiva com a etapa #matchpoint, marcada para os dias 22 a 24 de agosto no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). Serão 75 pontos em jogo e um cenário amplamente indefinido.

A alternância no topo da tabela – entre pilotos e equipes – começou com Vitor Genz (RMattheis), passou pelas mãos de Jorge Martelli (Team RC), chegou a Rubens Barrichello (Full Time) e, na sequência, Galid Osman (Team RC), antes de retornar ao controle de Barrichello, após a vitória da Full Time na etapa #100miles de Cascavel (PR).

“Nosso objetivo é o primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto e sexto lugares, mas sabemos da dificuldade de cada corrida. Sempre digo para o time: temos que ter a tranquilidade de colocar a cabeça no travesseiro, cada um tendo feito a sua parte o melhor que pode”, afirmou Maurício Ferreira, chefe da Full Time.

Mas se engana quem pensa que a liderança devolve tranquilidade ao time. Basta olhar a diferença entre os ponteiros: Galid Osman está a apenas um ponto de Barrichello. Uma margem mínima diante de um campeonato onde tudo muda de uma volta para outra.

“Lideramos na última etapa. As coisas mudam até mesmo na corrida de maneira muito rápida. Estávamos com o Galid Osman mantendo a liderança do campeonato até a última volta da corrida de Cascavel. E na última volta teve uma relargada e caímos de terceiro para quinto na corrida”, relatou Marcel Campos, chefe da Team RC, equipe que segue viva na disputa com Osman e também com Jorge Martelli. “Vamos tentar conquistar o título, mas de maneira nenhuma será fácil”, prevê.

Mesmo com contratempos em algumas etapas, a RMattheis segue firme na disputa e aposta em uma reação forte nas provas finais. Vitor Genz chegou a liderar o campeonato, mas enfrentou duas etapas complicadas: um acidente em Tarumã (RS) e problemas mecânicos em Londrina (PR) prejudicaram a pontuação do piloto. Ainda assim, segue entre os sete principais nomes com chances concretas de título.

“O nível de competitividade está altíssimo. Os pilotos que conseguiram ser mais regulares e constantes durante essas cinco primeiras etapas são os que estão conseguindo liderar. O Vitor Genz está vindo com um carro novo para a próxima etapa, com chance de título”, afirmou Rodolpho Mattheis, chefe da equipe. “Como qualquer campeonato, nem sempre o piloto mais rápido lidera a disputa, mas principalmente o que tem mais regularidade e está sempre pontuando”, avalia.

Seja na ponta, nas disputas diretas por pódio ou no pelotão intermediário, as equipes reconhecem o nível técnico da temporada — e o papel do coletivo na construção dos resultados.

“Estamos entre as quatro melhores equipes de corrida do Brasil. Ficamos muito satisfeitos com nosso desempenho até aqui. Continuamos trabalhando muito forte para manter a qualidade e performance dos carros pois temos certeza que o campeonato está totalmente aberto”, destacou Eduardo Serratto, chefe da MX Vogel, equipe que também aparece na briga com Léo Torres e Gabriel Casagrande na geral.

Com 75 pontos em jogo na próxima etapa, qualquer piloto nessa margem na tabela ainda tem chances matemáticas de serem campeões, 10 pilotos se encaixam na somatória.

Restam apenas quatro etapas no calendário e a sensação nos bastidores é de que cada etapa, cada volta e cada ponto terão peso decisivo daqui em diante.

As nove etapas que compõem o calendário da NASCAR Brasil Series estão divididas em duas séries: o campeonato brasileiro, com seis etapas (duas corridas em cada), – Campo Grande (MS), Londrina (PR), Interlagos (SP), Tarumã (RS), Cascavel (PR) e Velocitta (SP) –, e as três etapas do "Special Edition" – Curvelo (MG), Velocitta (SP) e Interlagos (SP) –, com três corridas cada. Da somatória dessas séries sairá o campeão do Overall na NASCAR Brasil, da classe Challenge e, ainda, do Rookie Of The Year.

A NASCAR Brasil Series conta com o patrocínio da Petrobras, Karter, Pirelli, Frum e fornecedores oficiais Militec1, Servitec, Nano4you, Tecpads, Sparco, Zanoello e Graxa. Montadoras da competição: Chevrolet e Ford.

 

Confira abaixo a classificação geral atualizada, após a 5ª etapa da temporada:

NASCAR BRASIL 

  1. Rubens Barrichello – 135 pontos
  2. Galid Osman – 134
  3. Thiago Camilo – 126
  4. Vitor Genz – 120
  5. Leo Torres – 105
  6. Jorge Martelli – 100
  7. Gabriel Casagrande – 94
  8. Victor Andrade – 89
  9. Cacá Bueno – 66
  10. Alfredinho Ibiapina – 62
  11. Witold Ramasauskas – 57
  12. Felipe Tozzo – 43
  13. Cayan Chianca – 37
  14. Julio Campos / Alex Seid – 32
  15. Gui Backes – 32
  16. Antonio Junqueira – 31
  17. Tito Giaffone – 20
  18. Gabryel Romano – 20
  19. Ricardo Zonta – 17
  20. Raphael Teixeira – 14
  21. Nicholas Monteiro – 11
  22. Beto Monteiro – 11
  23. Lourenço Beirão – 8
  24. Adalberto Baptista – 7
  25. Pietro Rimbano – 4
  26. Bruno Baptista – 1
  27. Vinícius Canhedo – 1
  28. Gianluca Petecof – 0
  29. Thiago Lopes – 0
  30. Marcel Jorand – 0
  31. Leo Yoshii – 0
  32. Daniel Mencacci – 0
  33. Pablo Marçal – 0
  34. Emerson Reck – 0

 

Calendário da temporada 2025 da NASCAR Brasil:

Etapa 1 - 23/03 - Campo Grande/MS

Etapa 2 - 13/04- Londrina/PR (#sunsetlondrina)

Etapa 3 - 18/05 – Interlagos – São Paulo/SP (#SprintRace)

Etapa 4 - 15/06 – Tarumã – Viamão/RS (#inverserace)

Etapa 5 - 12/07 - / /PR (#100miles / #nightchallenge)

Etapa 6 - 24/08 – Velocitta – Mogi Guaçu/SP (#matchpoint)

Etapa 7 - 21/09 - Curvelo/MG (#ovaltrack/#specialedition)

Etapa 8 - 02/11 – Velocitta – Mogi Guaçu/SP (#specialedition)

Etapa 9 - 07/12 – Interlagos – São Paulo/SP (#specialedition)

Fonte :  NASCAR Brasil - Imprensa 

Fotos : Luciano Santos  / Clayton Medeiros







Mitsubishi Spinelli Racing completa etapa exigente e destaca evolução da Triton Ultimate Racing !

  A Mitsubishi Spinelli Racing completou nesta segunda-feira (28) mais um importante capítulo em sua jornada de desenvolvimento da Triton Ultimate Racing no Sertões 2025. A segunda etapa da prova, entre Unaí e Januária, ambas em Minas Gerais, contou 416 quilômetros totais, sendo 301 de trecho cronometrado, em um dia marcado pela diversidade de pisos e alto nível técnico.


Guiga Spinelli e Youssef Haddad enfrentaram um percurso que exigiu atenção total e controle absoluto do equipamento, com sequências de depressões, lombadas, trechos de areia, travessias de rio, setores rápidos e zonas de erosão. A variedade de terrenos serviu como um verdadeiro laboratório para a dupla, que segue focada na evolução do carro brasileiro.

“Foi um dia muito completo, com um pouco de tudo. Tivemos areia, muitos saltos, travessia de rio, trechos longos de final, erosões e depressões. O início foi mais travado, ficamos limitados pelo carro da frente e só conseguimos ultrapassar depois de 100 quilômetros. A partir daí, melhoramos bem o ritmo. Essa especial foi uma ótima referência”, explicou Guiga.

O piloto também destacou os avanços da Triton Ultimate Racing em relação à sua experiência anterior com o carro. “Adorei o carro em todos os aspectos. Ele está rápido, fácil de pilotar, confortável e prazeroso. Em vários momentos percebi que poderia ter passado mais rápido, o que mostra o quanto ainda estamos descobrindo seu potencial. Essa etapa foi fundamental para entender melhor o comportamento do carro em pisos bem diferentes do que testamos anteriormente”, completou.

Guiga Spinelli e Youssef Haddad fecharam a especial com o quarto melhor tempo do dia, fechando os 301 quilômetros em 3h54min04s95, apenas 4min25s atrás dos vencedores da etapa.

Com a conclusão da segunda etapa, a equipe mantém sua programação normal e se prepara para mais um dia de desafios que começará em Minas Gerais e terminará na Bahia, na cidade de Bom Jesus da Lapa – a terceira etapa terá 290 quilômetros de especiais cronometradas. O compromisso da Mitsubishi Spinelli Racing segue voltado ao desenvolvimento contínuo da Triton Ultimate Racing, projeto concebido e fabricado no Brasil com o objetivo de competir entre os melhores do rally raid mundial.

A equipe oficial Mitsubishi Spinelli Racing tem como patrocinadores nesta edição do Rally dos Sertões, a Petrobras Podium, ArcelorMittal, BTG Pactual Wealth Management, W. Truffi Blindados e FF Seguros, além do apoio da Dacar Motorsport, Loctite e OMP.

Etapas do Sertões – 33ª edição:

26/7 – Prólogo / Super Prime: Goiânia (GO)

27/7 – 1ª etapa: Goiânia (GO) / Unaí (MG)

DI: 26 km / SS: 283 km / DF: 227 km – Total: 536 km

28/7 – 2ª etapa: Unaí (MG) / Januária (MG)
DI: 40 km / SS: 301 km / DF: 75 km – Total: 416 km

29/7 – 3ª etapa: Januária (MG) / Bom Jesus da Lapa (BA)
DI: 80 km / SS: 290 km / DF: 64 km – Total: 434 km

30/7 – 4ª etapa: Bom Jesus da Lapa (BA) / Xique-Xique (BA) (Maratona)
DI: 19 km / SS: 276 km / DF:183 km – Total: 478 km

31/7 – 5ª etapa: Xique-Xique (BA)/ Petrolina (PE) (Maratona)
DI: 51 km / SS: 296 km / DF: 123 km – Total: 470 km

1/8 – 6ª etapa: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL)
DI: 78 km / SS: 280 km / DF: 57 km – Total: 415 km

2/8 – 7ª etapa: Delmiro Gouveia (AL) / Marechal Deodoro (AL)
DI: 9 km / SS: 235 km / DF: 175 km – Total: 419 km

3/8 – 8ª etapa: Marechal Deodoro (AL) / Marechal Deodoro (AL)
DI: 40 km / SS: 254 km / DF: 20 km – Total: 314 km

Legendas:
DI: Deslocamento inicial
SS: trecho cronometrado (Especial)
DF: Deslocamento final

Distância total:
 3.482 km
Especiais: 2.215 km

Sobre a Triton Ultimate Racing

Projetada e fabricada nas instalações da Spinelli Racing – renomada preparadora e construtora de veículos de competição e organizadora de eventos como a Mitsubishi Cup – a Triton Ultimate Racing agrega todo o conhecimento de Guiga Spinelli, e de toda a equipe, nos rallies. 

O projeto começou logo após o encerramento da edição 2023 do Sertões e envolveu cerca de 30 profissionais entre engenheiros, desenhistas, ferramenteiros, mecânicos, eletricistas além de técnicos em eletrônica, motores e carroceria, entre diversos outros colaboradores que se dedicaram diariamente ao projeto, na sede da Spinelli Racing na Fazenda Velocitta. 

Na edição 2024 do Rally dos Sertões, Guiga Spinelli e Paulo Fiuza, a bordo da Triton Ultimate Racing, conquistaram excelentes resultados como alguns top 5 nas etapas.

Sobre a Spinelli Racing

Fundada em 2017 pelo piloto e empresário Guiga Spinelli, a Spinelli Racing atua na organização de eventos automobilísticos e corporativos, na gestão do autódromo Velocitta e na área técnica com uma oficina de desenvolvimento e manutenção de carros de corrida e carros especiais.

Sobre a HPE Automotores

No mercado desde 1991, a HPE Automotores do Brasil é a representante oficial das marcas Mitsubishi Motors e Suzuki no País. Para a HPE, ser 4x4 é um estilo de vida. 

Fonte : Mitsubishi Motors Brasil

Fotos : Davi Arduino / Victor Eleutério / Magnus Torquato





Equipe FIA Girls on Track Brasil termina com entusiasmo a segunda-feira no Sertões !

 Raquel Stein e Christina Xavier terminaram bem a segunda etapa do Sertões, disputada de Unaí a Januária, em Minas Gerais, na segunda-feira, 28. A bordo do UTV #387 da Equipe FIA Girls on Track Brasil, elas largaram da 27ª posição no geral e 2ª na categoria SSV CBA, e terminaram em 2º lugar na categoria e em 35º na classificação geral.  

Elas percorreram o total de 416 km, dos quais 301 km cronometrados da especial mais longa, e umas das três mais difíceis, desta edição. O roteiro começou por estradas rápidas entre fazendas, teve uns 100 km de serra. Após o reabastecimento, mudou para rotas mais travadas, por estradas estreitas e sinuosas de areia, para chegar à parte final em caminhos entre pequenos sítios, com alguns trechos de trial (sem estrada, com muita dificuldade, conhecido como quebradeira). 

Obstáculos – “O dia foi animal, dia de rally completo. A gente começou a especial, acelerando muito, mas, aos 50 km, comecei a sentir o carro puxando, olhamos, não conseguimos descobrir o que era, e seguimos. Na parada para reabastecimento também não conseguimos identificar nada. Na segunda parte, a gente estava igual a moto, sambando no areião, e aí entramos em um rio cheio de pedra”, relata Raquel Stein. 

Quando saíram da água, ela e Chris Xavier viram fumaça. Era a roda dianteira esquerda partida ao meio com o freio pendurado e esguichando fluido. O macaco não colaborou, mas elas acabaram por conseguir trocar a roda, em uns 40 minutos paradas. Depois, rodaram 150 km da especial e o pequeno trecho de deslocamento final sem freio. Mas a segunda etapa acabou bem para elas, apesar dos perrengues que enfrentaram. 

“A gente está muito contente. O carro estava muito bom até a roda quebrar. A Chris navegou perfeitamente. E eu fiquei muito feliz com minha pilotagem. Se você não quebrar nada do seu carro no rally todo, você não viveu. A prova foi ótima e a segunda parte da especial foi incrível! Agora é arrumar a roda,  amanhã tem mais, e é pau!”, completa Raquel Stein. 

A navegadora Christina Xavier também concluiu a prova da segunda-feira muito animada: “Agora é hora de se concentrar para avançarmos posições na terceira etapa, antes do início das etapas maratona, sem apoio mecânico entre elas. Então, vamos manter o foco para concluirmos a terça-feira em ritmo bom e com ótimo resultado". 

Sintonia e sinergia – A jornada da Equipe FIA Girls on Track Brasil (FIA GOT BR) no Sertões começou com percalços decorrentes de vazamento de combustível  que, no sábado, 26, encerrou o prólogo antecipadamente, e de desativação da bomba de combustível depois de percorridos 111 km da especial da primeira etapa, de Goiânia a Unaí (MG), no domingo, 27. 

“O rally teve seus desafios iniciais para nós, mas a gente está vencendo a cada dia esses desafios, melhorando o carro, completando prova, a Raquel e a Chris Xavier em sintonia. Nós vemos possibilidade de crescimento, de evolução durante o rally. Tudo está caminhando a cada dia melhor. Estamos torcendo de longe pelo sucesso delas”, diz Bia Figueiredo, presidente da CFA (Comissão Feminina de Automobilismo) – criada em 2023 por Giovanni Guerra, presidente da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) – e comandante da FIA Girls on Track Brasil. 

A engenheira Rachel Loh, integrante da CFA e da FIA GOT BR, está entusiasmada com o entrosamento de toda a equipe: “Para mim, esse é o maior desafio. A Equipe FIA GOT BR tem respaldo da MSL Motorsport, com o carro, a pilota e apoio na mecânica, e da RMattheis Off Road, que treinou nossa engenheira Bárbara Sanglard, e compartilha a chefe de equipe Camila Mattheis conosco. A sinergia entre todo mundo está a cada dia mais afinada. Estou feliz pelo resultado desta segunda-feira”. 

Próxima etapa – Nesta terça-feira, 29, a terceira etapa será realizada entre Januária (MG) e Bom Jesus da Lapa (BA), com deslocamento inicial de 80 km, especial de 290 km, e deslocamento final de 64 km.

Patrocínio – A participação da Equipe FIA Girls on Track Brasil no Sertões 2025 tem o patrocínio da CBA, do BRB, da Porto, da Atvos, da Volda e da ODD. A pilota Raquel Stein corre com patrocínio da Castrol, da MSL Motorsports, da Polaris, da Sparco, do Sertões e da Leatt.  A equipe corre com UTV Polaris e usa etanol da Atvos.

Sobre CFA e FIA Girls on Track Brasil – Com o objetivo de aumentar a presença de mulheres no automobilismo, nas pistas e em todas as funções do motorsport, a Comissão Feminina de Automobilismo (CFA) da CBA desenvolve ações em diversas áreas e formatos com o selo FIA Girls on Track Brasil. 

Em 2025, até agora, foram realizados os módulos técnico e de comunicação da série de aulas e palestras Imersão para Mulheres em Motorsport, em parceria com a Equipe AMattheis Motorsport; os três primeiros dos cinco Estágios em Motorsports: na Porsche Cup, na Stock Car e na Endurance Brasil; a Experiência para Estudantes na Porsche Cup; a FIA GOT BR Seletiva de Kart; a Experiência para Estudantes no WEC;  e a segunda edição mundial do FIA CareerShift, para moças e rapazes, coordenada pela CFA, no WEC. Em julho, foi iniciado o Campeonato de E-Sports FIA Girls on Track, só para mulheres de todas as idades, em parceria com a Comissão Nacional de Automobilismo Virtual (CNAV) da CBA. E no dia 26 a Equipe FIA Girls on Track Brasil estreou no Sertões, maior rally off-road das Américas. 

Em 2024, a programação da CFA teve a Experiência para Estudantes na Fórmula 1; duas edições da Experiência para Estudantes na Fórmula E;  Estágio em Motorsports no GP de São Paulo 1000 Milhas de Interlagos, na Porsche Cup, na Stock Car, na Fórmula 4 Brasil, na Copa Truck e na Mitsubishi Cup; Seletiva de Kart; e a participação na Mitsubishi Cup com o time FIA Girls on Track Brasil no Eclipse Cross R #61 da equipe Spinelli Racing. Desde 2021 a CBA promove as ações do FIA Girls on Track no Brasil, sob comando de Bia Figueiredo, que, desde 2022, também representa a América do Sul na FIA Women In Motorsport Commission. 

Fonte : SIG Comunicação

Fotos : Hanna Gabriela / Vincius Branca / Victoria Kimie / Doni Castilho / Gabriel Lima / Victor Eleuterio 












sexta-feira, 25 de julho de 2025

Da vitória na BRB Stock Car ao retrospecto perfeito: brasileiros aceleram com boas perspectivas em El Pinar !

 O TCR South America Banco BRB avança para abrir a segunda metade da temporada 2025 e disputa neste fim de semana (26 e 27 de julho) a sexta etapa do campeonato. O palco da vez é o tradicional Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, distante 31 quilômetros da capital do Uruguai, Montevidéu. Será a última jornada antes da fase brasileira do calendário, que terá início em Curvelo (MG), nos dias 16 e 17 de agosto. Antes da chegada ao país-natal, cinco pilotos da casa vão encarar o frio uruguaio trazendo perspectiva de grandes resultados.

A começar por Nelson Piquet Jr., que a cada etapa se mostra cada vez mais adaptado ao conceito TCR. Vindo da conquista de duas poles consecutivas, em Termas de Río Hondo (Argentina) e Mercedes (Uruguai), o piloto da Squadra Martino persegue sua primeira vitória na categoria continental, mas está em franca ascensão e totaliza cinco pódios no campeonato.
Nelsinho vem de triunfo contundente na BRB Stock Car Pro Series no último domingo (20), no Velocitta (SP) com a Scuderia Bandeiras, depois de levar a melhor em incrível duelo roda a roda com Gaetano Di Mauro. Agora, o piloto do carro #33 parte para repetir a façanha no TCR South America Banco BRB em El Pinar, pista onde acelerou pela principal categoria do automobilismo brasileiro em 2024.
“Vejo essa segunda metade do campeonato bem mais afeita a nós. Será uma fase em que vou estar mais acostumado ao carro e às pistas, ao próprio procedimento de largada em si, e tudo isso vai facilitar um pouquinho para recuperar os pontos que não marcamos lá na Argentina”, afirmou Nelsinho, terceiro colocado no campeonato, com 243 pontos, sendo que 126 deles foram somados nas duas últimas etapas.
Pedro Cardoso também chega a El Pinar com muito otimismo na bagagem. O atual campeão do TCR South America Banco BRB e do TCR Brasil Banco BRB trilhou campanha perfeita no traçado uruguaio ano passado, justamente na etapa que representou sua arrancada rumo ao título sul-americano.
Em jornada que fez parte do FIA TCR World Tour, Pedro Cardoso conquistou a pole entre os pilotos do certame continental e venceu duas vezes em El Pinar, gabaritando a etapa, além de ter terminado a segunda prova do fim de semana em P2 no campeonato mundial, comprovando uma rodada bastante positiva, que faz o brasiliense da PMO Racing apostar em outra boa campanha entre sábado e domingo.
“A expectativa é muito alta. A tendência é que El Pinar novamente favoreça nosso carro. Ano passado marquei 100% dos pontos em jogo. O grande objetivo é pontuar bem para reduzir a vantagem para o líder”, disse o piloto do Peugeot 308 GTI TCR #1 fazendo referência a Leonel Pernía, seu ex-companheiro de equipe e hoje na Honda YPF Racing. O argentino lidera a tabela com 354 pontos, contra 262 de Cardoso.
Raphael Reis é outro brasileiro que aterrissa em El Pinar com viés de alta na temporada 2025 do TCR South America Banco BRB. Único piloto a ter disputado todas as 75 corridas da história da competição, o brasiliense da W2 ProGP vem de uma jornada bem-sucedida em Mercedes, onde foi o terceiro maior pontuador (60), somente atrás de Leo Pernía e do companheiro de equipe, o argentino Fabricio Pezzini.
Segundo colocado na prova complementar disputada há quase duas semanas em Mercedes, ‘Raphinha’ acelera em El Pinar como quinto colocado no campeonato. Neste fim de semana, o brasiliense terá um novo colega ao seu lado nos boxes da equipe baseada no Rio de Janeiro: Pezzini dará lugar ao uruguaio Juan Manuel Casella, atual vice-campeão, no Cupra Leon VZ, que levará o numeral #60 neste fim de semana.

Copa Trophy — O quinteto brasileiro em ação na temporada 2025 traz também Maria Nienkötter e Enzo Gianfratti, que disputam o título da Copa Trophy, competição à parte que tradicionalmente integra o campeonato do TCR South America Banco BRB. Ambos vêm de vitória na competição na etapa disputada em Mercedes e terão a chance de correr pela primeira vez na pista de 3.125 metros e 12 curvas com um objetivo em comum: se aproximar do argentino Adrián Chiriano, líder da Trophy depois de cinco etapas.
Única mulher no grid, a catarinense de 18 anos já somou 79 pontos com o Toyota Corolla TCR da Cobra Racing Team, capitaneada por Nonô Figueiredo. Maria está um tento à frente de Enzo Gianfratti, que estreou na categoria na segunda etapa do campeonato, em Oberá (Misiones, Argentina). Com quatro triunfos já conquistados na Copa Trophy, o paulista acelera em seu terceiro fim de semana seguido, vindo da terceira etapa da Stock Light, realizada no Velocitta.
Correndo pela Porthack Racing, o piloto de 22 anos terá mais uma chance para se aproximar de Chiriano, que lidera a Copa Trophy com 111 pontos somados.

Programação em El Pinar — Assim como nas demais etapas ao longo da temporada, o cronograma da categoria continental em sua última jornada no Uruguai em 2025 será restrito a sábado e domingo.
Será um fim de semana com muita velocidade em El Pinar, que além do TCR South America Banco BRB receberá também importantes categorias do automobilismo uruguaio como o Turismo Auvo, Superturismo e SuperEscarabajos neste fim de semana.
No sábado, a programação da competição continental compreende um shakedown, uma sessão reservada aos pilotos da Copa Trophy e mais dois treinos livres, além da classificação que determinará o sexto pole da temporada e o grid de largada em El Pinar a partir de 17h05. No domingo, a largada da primeira prova da etapa está marcada para 9h40. A Corrida 2, com inversão dos dez melhores colocados na classificação, tem início previsto para 12h40.
Segundo a previsão do tempo, serão dias frios e com pancadas de chuva na região próxima à capital uruguaia. A meteorologia aponta sábado com mínima de 8º e máxima de 11ºC, enquanto o domingo traz a perspectiva de pista molhada durante o dia e temperatura ambiente máxima de meros 12ºC.
O TCR South America Banco BRB tem transmissão ao vivo para o Brasil por meio do canal BandSports, em TV por assinatura, e por streaming por meio do canal oficial da categoria no YouTube, MotorsportTV, aplicativo BandPlay, site Band.com.br e canal Esporte na Band no YouTube, além do canal do site Grande Prêmio, também no YouTube.

Programação em El Pinar
Sábado, 26 de julho

08h00 – TCR South America Banco BRB – Shakedown
08h15 – TCR South America Banco BRB – Treino Livre Copa Trophy
09h45 – TCR South America Banco BRB – Treino Livre 1
13h10 – TCR South America Banco BRB – Treino Livre 2
17h05 – TCR South America Banco BRB – Classificação

Domingo, 27 de julho

09h40 – TCR South America Banco BRB – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
10h50 – Visitação aos Boxes
12h40 – TCR South America Banco BRB – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Pontuação geral do campeonato após cinco etapas
1º Leonel Pernía, 354 pontos
2º Pedro Cardoso, 262
3º Nelson Piquet Jr., 243
4º Fabricio Pezzini, 225
5º Raphael Reis, 221
6º Juan Ángel Rosso, 203
7º Fabián Yannantuoni, 179
8º Tiago Pernía, 161
9º Mariano Pernía, 129
10º Genaro Rasetto, 125
11º Luis Ramírez, 117
12º Adrián Chiriano, 72
13º Maria Nienkötter, 55
14º Santino Balerini, 52
15º Enzo Gianfratti, 50
16º Exequiel Bastidas, 36
17º Joaquín Cafaro, 28
*pontuação extraoficial

Copa Trophy

1º Adrián Chiriano, 111 pontos
2º Maria Nienkötter, 79
3º Enzo Gianfratti, 78

Equipes
1º Honda YPF Racing, 583 pontos
2º W2 ProGP, 446
3º PMO Racing, 414
4º Paladini Racing, 382
5º Cobra Racing Team, 55
6º Porthack Racing, 50

Fonte : TCR South America Banco BRB

Fotos : Magnus Torquato / Hernán Capa / Duda Bairros 








Com DNA brasileiro, Mitsubishi Triton Ultimate encara Sertões de volta às origens !

  A 33ª edição do Rally dos Sertões começa no próximo dia 26 de julho com o prólogo e o Super Prime em Goiânia (GO), marcando o retorno da largada à capital goiana após sete anos. A prova, que terá chegada na Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL), atravessará cinco estados e três regiões do país em um percurso total de 3.482 quilômetros, sendo 2.215 km de trechos cronometrados (especiais).


Parceira mais longeva da história do Sertões, a Mitsubishi Motors volta à disputa pelo terceiro ano consecutivo com a equipe Mitsubishi Spinelli Racing, liderada por Guiga Spinelli, dono de cinco títulos da prova (2003, 2004, 2010, 2011 e 2014). A bordo da Mitsubishi Triton Ultimate Racing, o piloto terá como navegador Youssef Haddad, chamado para a prova após a baixa médica do português Paulo Fiuza. Youssef tem três títulos ao lado de Spinelli e é o atual diretor de prova da Mitsubishi Cup.

Projetada e fabricada 100% no Brasil, a Triton Ultimate Racing é uma evolução direta do carro que estreou no Sertões 2024. “Esse é um segundo momento muito importante na história do carro. Ainda é um projeto novo, mas que já evoluiu muito desde a estreia. Vamos validar todo o trabalho que fizemos ao longo do ano, buscando desempenho e confiabilidade para enfrentar adversários fortíssimos”, afirmou Spinelli.

Para o chefe de equipe, André Bresser, as melhorias foram cruciais: “A edição do ano passado foi um verdadeiro laboratório. A partir dos dados coletados, mexemos em sistemas essenciais, como direção, suspensão, motor, peso e freios. A expectativa é de estar mais competitivo e lutar pela vitória”.

Youssef reforça que o traçado deste ano resgata o DNA do Sertões, bastante alinhado com o espírito 4x4 da Mitsubishi. “Esse é um rally técnico, com muita navegação e exigência mecânica. Largar de Goiânia e chegar ao Nordeste é o que faz o Sertões ser tão especial. Estou feliz de voltar a competir, ainda mais em uma edição tão desafiadora”, empolgou-se o navegador.

A competição seguirá por oito etapas com largada no dia 27 (domingo), passando por Unaí (MG), Januária (MG), Bom Jesus da Lapa (BA), Xique-Xique (BA), Petrolina (PE), Delmiro Gouveia (AL) e Marechal Deodoro (AL), entre 27 de julho e 3 de agosto.

Nos bastidores, as equipes de apoio da organização do evento terão papel fundamental. A Mitsubishi participa com uma frota de 45 picapes L200 Triton Sport, 116 unidades da Triton e 1 SUV Eclipse Cross, utilizados tanto no levantamento do trajeto como durante o evento, atravessando regiões isoladas e de difícil acesso para garantir suporte logístico aos competidores.

FICHA TÉCNICA - Mitsubishi Triton Ultimate Racing 

Categoria: Ultimate (T1+) 
Fabricante: Mitsubishi Motors - HPE/Spinelli Racing 
Motor: V8 5.0 movido a gasolina PODIUM
Potência: 430 cv / 298 kW 
Torque: 55,6 kgf.m / 550 N.m 
ECU: Motec M182 
Transmissão: Sadev 6 velocidades 
Embreagem: AP Racing - multi discos 
Diferenciais: Xtrac
Discos: AP Racing - ventilados
Pinças: PowerBrakes
Suspensão: Duplo A 
Amortecedores: 8x Reiger Suspension 
Molas: Reiger Suspension 
Direção: Hidráulica  
Rodas: Evo Corse Dakar Zero 17x8J
Pneus: BFGoodrich 37x12.50R17 
Chassi: Tubular em cromo molibdênio 
Carroceria: Fibra de carbono + kevlar   
Comprimento/Largura/Altura: 4690 x 2279 x 1930 mm 
Entre eixos: 3160 mm 
Bitola: 1960 mm 
Peso em ordem de marcha: 2.010 kg 
Tanque: 530 litros


Etapas do Sertões – 33ª edição:

26/7 – Prólogo / Super Prime: Goiânia (GO)

27/7 – 1ª etapa: Goiânia (GO) / Unaí (MG)
DI: 26 km / SS: 283 km / DF: 227 km – Total: 536 km

28/7 – 2ª etapa: Unaí (MG) / Januária (MG)
DI: 40 km / SS: 301 km / DF: 75 km – Total: 416 km

29/7 – 3ª etapa: Januária (MG) / Bom Jesus da Lapa (BA)
DI: 80 km / SS: 290 km / DF: 64 km – Total: 434 km

30/7 – 4ª etapa: Bom Jesus da Lapa (BA) / Xique-Xique (BA) (Maratona)
DI: 19 km / SS: 276 km / DF:183 km – Total: 478 km

31/7 – 5ª etapa: Xique-Xique (BA)/ Petrolina (PE) (Maratona)
DI: 51 km / SS: 296 km / DF: 123 km – Total: 470 km

1/8 – 6ª etapa: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL)
DI: 78 km / SS: 280 km / DF: 57 km – Total: 415 km

2/8 – 7ª etapa: Delmiro Gouveia (AL) / Marechal Deodoro (AL)
DI: 9 km / SS: 235 km / DF: 175 km – Total: 419 km

3/8 – 8ª etapa: Marechal Deodoro (AL) / Marechal Deodoro (AL)
DI: 40 km / SS: 254 km / DF: 20 km – Total: 314 km

Legendas:
DI: Deslocamento inicial
SS: trecho cronometrado (Especial)
DF: Deslocamento final

Distância total: 3.482 km
Especiais: 2.215 km

Sobre a Triton Ultimate Racing

Projetada e fabricada nas instalações da Spinelli Racing – renomada preparadora e construtora de veículos de competição e organizadora de eventos como a Mitsubishi Cup – a Triton Ultimate Racing agrega todo o conhecimento de Guiga Spinelli, e de toda a equipe, nos rallies. 

O projeto começou logo após o encerramento da edição 2023 do Sertões e envolveu cerca de 30 profissionais entre engenheiros, desenhistas, ferramenteiros, mecânicos, eletricistas além de técnicos em eletrônica, motores e carroceria, entre diversos outros colaboradores que se dedicaram diariamente ao projeto, na sede da Spinelli Racing na Fazenda Velocitta. 

Na edição 2024 do Rally dos Sertões, Guiga Spinelli e Paulo Fiuza, a bordo da Triton Ultimate Racing, conquistaram excelentes resultados como alguns top 5 nas etapas.

Sobre a Spinelli Racing

Fundada em 2017 pelo piloto e empresário Guiga Spinelli, a Spinelli Racing atua na organização de eventos automobilísticos e corporativos, na gestão do autódromo Velocitta e na área técnica com uma oficina de desenvolvimento e manutenção de carros de corrida e carros especiais.

Fonte : Mitsubishi Motors Brasil

Fotos : Carsten Horst






Ingressos à venda para etapa que marca retorno do Endurance Brasil a Cascavel !

 A cidade de Cascavel (PR) voltará a sentir a emoção de ver de perto os carros mais rápidos do país. No próximo dia 9 de agosto, Endurance Brasil retorna ao tradicional Autódromo Zilmar Beux, para a disputa da quarta etapa da temporada de 2025. Conhecida pela alta velocidade e curvas desafiadoras, a pista paranaense promete um espetáculo para os fãs da velocidade. 

A venda de ingressos já começou e acontece de forma exclusiva pela plataforma da DiskIngressos. As entradas para arquibancadas custam a partir de R$ 10, enquanto o acesso ao camarote está à venda com valores a partir de R$ 195 (valores de meia-entrada). As duas modalidades garantem visitação aos boxes horas antes da corrida e estacionamento grátis nas instalações do autódromo enquanto houver vagas.

A prova marca o retorno da categoria ao oeste paranaense: a última prova disputada no circuito, que conta com a famosa e desafiadora Curva do Bacião, foi em 2023, quando a etapa cascavelense do Endurance foi válida pela tradicional prova Cascavel de Ouro “Cascavel é uma pista que representa a essência do automobilismo brasileiro. É sempre desafiadora para os pilotos e espetacular para quem acompanha de fora. Estamos muito felizes por retornar e certos de que o público paranaense vai comparecer em peso”, declarou o presidente da APE (Associação de Pilotos de Endurance), Marco Pisani. 

A corrida, que marca o encerramento da primeira metade do calendário de 2025, terá duração de três horas e 20 minutos. A transmissão ao vivo acontece pelo canal oficial de YouTube da categoria e plataforma de streaming do Acelerados em FastTV, com exibição de programa especial na RedeTV! no fim de semana posterior à prova. 

 

Confira abaixo a programação completa do evento:

 

07 de Agosto de 2025 – Quinta-feira

11h00 às 12h00 Foto oficial do grid (somente carros no grid)

13h30 às 18h00 Treino Livre Endurance Brasil

 

08 de Agosto de 2025 – Sexta-feira

09h00 às 09h45 Treino livre oficial 1 – Categorias GT3 e GT4

09h55 às 10h40 Treino livre oficial 1 – Categorias P1

10h50 às 11h35 Treino livre oficial 2 – Categorias GT3 e GT4

13h00 às 13h45 Treino livre oficial 2 – Categorias P1

14h55 às 14h40 Treino livre oficial 3 – Categorias GT3 e GT4

14h50 às 15h35 Treino livre oficial 3 – Categorias P1

 

TREINOS CLASSIFICATÓRIOS

15h45 às 16h05 Treino Classificatório - CATEGORIA GT4

16h15 às 16h35 Treino Classificatório - CATEGORIA GT3

16h45 às 17h05 Treino Classificatório - CATEGORIA P1

 

09 de Agosto de 2025 – Sábado

09h00 às 09h20 Warmup

10h30 às 11h30 Visitação e Horário Promocional

12h00 Abertura de box

12h10 Fechamento de box

12h15 Hino Nacional Brasileiro

12h25 Placa de 5 minutos

12h30 Largada 

16h00 Cerimônia de pódio

 Fonte : Imprensa Endurance Brasil - MS2

Fotos : Bruno Terena