Gabriel Bortoleto conquistou seus primeiros pontos na Fórmula 1 neste domingo (29), no GP da Áustria. O brasileiro teve um bom desempenho ao longo de todo o final de semana no Circuito de Spielberg, coroando com o oitavo lugar ao receber a bandeirada na prova. A corrida teve direito a dobradinha com Nico Hülkenberg, parceiro de Sauber, e até mesmo uma disputa final com seu mentor, o espanhol Fernando Alonso.
Com a pista quente, a 50ºC, a Sauber optou por largar com pneus médios no carro de Bortoleto. O brasileiro conseguiu fazer uma largada relativamente tranquila, apesar de uma disputa mais acirrada com Liam Lawson (Racing Bulls). Mesmo estando próximo do acidente entre Kimi Antonelli (Mercedes) e Max Verstappen (Red Bull), Bortoleto manteve a oitava colocação.
Na relargada após o Safety Car, ele conseguiu manter um ritmo próximo ao do sétimo colocado, Pierre Gasly, e realizou a ultrapassagem na volta 12. O francês da Alpine tentou recuperar a posição, mas Gabriel se defendeu bem para mantê-la. Duas voltas depois, ele assumiu a sexta posição após Alexander Albon (Williams) fazer sua primeira parada. Porém, o tailandês teve problemas no carro e abandonou a prova, deixando a posição definitivamente nas mãos do brasileiro.
Após George Russell (Mercedes) fazer sua parada, a Sauber ficou em quinto até o momento da troca de pneus, na volta 22. Foram escolhidos compostos médios, e ele retornou na 13ª posição, mas logo subiu para 12º, ficando logo atrás de seu companheiro de equipe, Nico Hülkenberg.
Em seguida, os dois ultrapassaram Lance Stroll, com Gabriel assumindo o 11º lugar. Logo depois, também passaram Gasly, fechando o top 10. Com o ritmo forte de Gabriel, a equipe optou por evitar disputas internas, e o brasileiro assumiu o 9º lugar.
Com mais paradas sendo realizadas, ele se encontrava em sexto na metade das 70 voltas. Sua última troca ocorreu na volta 50, quando colocou pneus duros e retornou na 10ª posição, subindo para 8º algumas voltas depois.
Nas últimas voltas, o brasileiro ainda tentou ultrapassar a Aston Martin de Fernando Alonso, mas o espanhol se defendeu bem, e Gabriel terminou em oitavo lugar, conquistando seus primeiros pontos na Fórmula 1.
Fonte : F1 Mania
Foto : XPB Imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário