segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Entenda por que a FIA puniu a Red Bull após incidente com Norris no GP dos Estados Unidos !

 A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) justificou a multa imposta à Red Bull por uma infração considerada grave envolvendo um membro da equipe e a posição de largada de Lando Norris no GP dos Estados Unidos, realizado no Circuito das Américas, em Austin, no domingo (17).

O incidente ocorreu momentos antes do início da prova, quando um membro da Red Bull tentou retornar à pista para remover uma fita colocada na parede ao lado da segunda posição do grid, ocupada por Lando Norris, da McLaren. A fita é usada como referência para ajudar os pilotos a alinharem corretamente seus carros.

Segundo o portal RacingNews365, o funcionário da Red Bull ignorou os fiscais de pista ao tentar acessar a área já fechada, violando as instruções oficiais. A atitude foi classificada como uma “violação de segurança” e o time austríaco foi multado em € 50.000, sendo metade do valor suspensa até o fim da temporada, após uma investigação conduzida pelos comissários da prova.

Mesmo com um representante da equipe tentando justificar a ação perante os comissários, afirmando que o membro não percebeu os alertas dos fiscais, a FIA manteve o entendimento de que houve negligência grave por parte do time. O documento oficial da decisão explica:

“Um membro da equipe reentrou na área do portão 1, próximo à segunda posição de largada, após o início da volta de formação e no momento em que os fiscais de pista começaram a fechar o portão. De acordo com o relato dos fiscais de pista, o membro da equipe não pareceu reagir aos seus esforços para impedi-lo de entrar na área do portão. O representante da equipe afirmou durante a audiência que o membro da equipe o informou que não estava ciente dos esforços dos fiscais para detê-lo.”

Apesar disso, os comissários reforçaram que todas as equipes e seus integrantes devem ter plena ciência de que é terminantemente proibido entrar na pista ou atrapalhar qualquer medida de segurança após o esvaziamento do grid. “Assim, independentemente de as instruções dos oficiais relevantes terem sido percebidas pela pessoa em questão, dificultar ou atrasar o processo de fechamento dos portões antes do início da corrida deve ser considerado um ato inseguro e, portanto, uma penalidade significativa para a equipe é justificada. Para evitar qualquer reincidência, parte da penalidade financeira foi suspensa.”

O episódio ocorreu após a vitória dominante de Max Verstappen, que largou da pole position e conquistou sua quinta vitória da temporada em Austin, se aproximando dos líderes do campeonato, Oscar Piastri e Lando Norris.

Fonte : F1 Mania 

Foto : Red Bull




Nenhum comentário:

Postar um comentário