sexta-feira, 30 de maio de 2025

"Volta ao mundo": a longa aventura de JP de Oliveira para correr na BRB Stock Car !

 Dono de uma carreira repleta de conquistas alcançadas no Brasil, Europa e especialmente no Japão, onde viveu por mais de 20 anos, João Paulo de Oliveira regressou ao seu país-natal para representar a Full Time Gazoo Racing e a Toyota na principal categoria do automobilismo nacional, a BRB Stock Car Pro Series.

Paralelamente à sua nova jornada no Brasil, o paulista de 43 anos seguirá participando de provas na Terra do Sol Nascente, como vai ser o caso neste fim de semana, com as 24 Horas de Fuji. Considerando todos os deslocamentos necessários para encarar esse desafio, JP terá pela frente uma verdadeira “volta ao mundo”: em apenas 15 dias, terá percorrido uma distância superior à circunferência da Terra.
No intervalo de duas semanas, entre 21 de maio e 4 de junho, João Paulo de Oliveira terá percorrido pouco mais de 41 mil quilômetros, somente em viagens de avião, pouco mais do que uma volta completa ao mundo – a circunferência da Terra na linha do Equador mede 40.060 km. “Será bastante corrido, mas só posso agradecer por fazer aquilo que amo”, destacou o piloto, feliz por trilhar novos horizontes a partir de 2025 em seu regresso ao esporte a motor brasileiro.
O longo período de viagens de JP teve início na quarta-feira passada (21), quando seguiu de São Paulo rumo a Cascavel (PR) para a disputa da segunda etapa da temporada da BRB Stock Car. De volta à capital paulista na noite de domingo, o piloto ficou poucos dias na sua cidade antes de voar rumo ao Japão para disputar uma das provas de longa duração mais tradicionais do país. Logo em seguida, Oliveira viajará de volta para o Brasil para disputar a etapa da Pro Series no Velopark, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul.
As viagens que João Paulo terá de percorrer nos próximos dias não o assustam, muito pelo contrário. “Lido com tudo isso de uma maneira muito positiva, sabe? Pra falar a verdade, nem penso muito no cansaço, mas sim no desafio e em fazer tudo com muita alegria e muito foco, também. Estou cuidando bem do meu corpo, tenho andado muito de bike, então estou bem preparado. Mas estou curioso pra ver como isso vai ser e se vai afetar minha condição física, já que é a primeira vez que vou emendar essa sequência Brasil, Japão e Brasil”, ressaltou.

Uma nova fase — Após muitos anos competindo no exterior, JP agora foca em sua carreira no Brasil. “Tem sido um ano de muitas novidades, muita coisa para aprender. Aqui na Stock Car tenho de entender melhor as pistas, os pneus, o formato de disputa do fim de semana, a forma como é feita a classificação… Então, fazemos muito mais treinos livres aqui do que estou acostumado no Japão, mas a classificação é mais curta em relação ao que estou habituado. Tudo é muito diferente, e preciso buscar assimilar isso agora”, pontuou.
“Muito feliz com essa nova fase e por estar aqui na BRB Stock Car. Tudo é parte de um longo processo, mas muito motivado em andar na categoria que reúne os maiores pilotos do automobilismo brasileiro. Muito animado em poder desenvolver um bom trabalho com a Full Time, com a Toyota, nesta nova fase da categoria. Muito feliz com essa oportunidade e com esse novo desafio”, concluiu.
Fonte :  BRB Stock Car Pro Series 
Fotos : Marcelo Machado de Melo / Rafael Gagliano / Magnus Torquato 




  




quinta-feira, 29 de maio de 2025

Maria Nienkötter: entre a evolução e maior visibilidade às mulheres no TCR South America Banco BRB !

 Tudo tem sido novo na carreira de Maria Nienkötter em 2025. Vitoriosa em um inédito processo seletivo realizado no fim de 2024 e desenvolvido pelo TCR South America Banco BRB em conjunto com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e a Cobra Racing Team para lançar o próximo talento feminino no grid da categoria internacional promovida pela Vicar, a catarinense fez a transição dos monopostos para os carros do conceito consagrado em todo o mundo e ampliou seus horizontes no automobilismo. Hoje, além de fazer parte do grid de uma das competições mais importantes na América Latina, Maria é nova referência para mulheres que almejam viver do esporte a motor dentro ou fora das pistas.

Vinda de família com tradição no automobilismo, a jovem de 18 anos foi impulsionada pela vitória no processo seletivo e saiu da Fórmula Delta, categoria de desenvolvimento de pilotos em monopostos baseada em Interlagos, para competir contra grandes nomes no cenário continental como os compatriotas Pedro Cardoso — atual campeão do TCR South America Banco BRB e TCR Brasil Banco BRB —, Nelson Piquet Jr. — ex-Fórmula 1, primeiro campeão mundial de Fórmula E e atualmente no grid da BRB Stock Car Pro Series — e Raphael Reis, bem como argentinos como Leonel Pernía, Juan Ángel Rosso, Fabricio Pezzini e Fabián Yannantuoni.
Chefiada pelo experiente Nonô Figueiredo, piloto de longa trajetória no esporte e vencedor na BRB Stock Car, Maria Nienkötter passou a guiar o moderno Toyota Corolla TCR. Outro aprendizado para a ‘rookie’ diz respeito às pistas do calendário. Nesta primeira fase do campeonato, as etapas são disputadas em circuitos localizados na Argentina. Desta forma, a catarinense já estreou em Rosário, Oberá e San Juan Villicum. O próximo desafio da pilota será neste fim de semana (31 de maio a 1º de junho) no moderno Autódromo de Termas de Río Hondo, atual palco do Mundial de MotoGP na América do Sul.
Feliz com sua nova fase na carreira, Maria fala com satisfação sobre a chance de aprender e evoluir a cada etapa no TCR South America Banco BRB.
“Tudo tem sido muito diferente para mim, desde o início. É minha primeira experiência lidando como profissional 100% em uma categoria de alto nível, internacional, com pilotos de patamar extremamente elevado. Jamais antes havia andado em um carro de turismo, sem contar que também tive de construir a minha experiência em cada uma das pistas, todas completamente novas para mim, diferente dos meus adversários, muitos com um conhecimento prévio dos circuitos que compõem o calendário. Então, todo esse contexto eleva o desafio, mas gosto disso. Estamos correndo atrás para elevar esse conhecimento e aprendizado”, disse Nienkötter.
Inscrita na Copa Trophy, certame à parte no TCR South America Banco BRB que mescla ‘rookies’ e competidores de idade mais elevada, Maria triunfou em Rosário e subiu ao pódio em Oberá e Villicum. Em Termas de Río Hondo, a brasileira tem pela frente mais um degrau a escalar na caminhada natural de sua evolução pessoal e profissional.
“Percebo que evoluí muito sobre o ‘sentir’ o carro, no aspecto técnico da coisa. A cada etapa, noto que o feedback vem se tornando mais preciso. E, obviamente, esse intercâmbio de experiência e ideias me faz crescer no aspecto pessoal e profissional. Tudo isso me puxa para cima, percebo que a cada corrida vou ficando mais fortalecida, na busca por mais confiança, o que me faz evoluir muito dentro e fora da pista”, explicou.
“O conhecimento das novas pistas e o convívio com outros pilotos, bem mais experientes no automobilismo, vários com vitórias, títulos, tudo isso vem acelerando meu conhecimento pessoal no automobilismo. É muito enriquecedor!”, destacou Maria.

Inspiração — Maria Nienkötter tem chamado a atenção do público nesta sua primeira temporada no TCR South America Banco BRB. Por ser a única mulher no grid em meio a vários nomes cheios de experiência, a brasileira ampliou seu alcance nas redes sociais e é vista frequentemente nas concorridas visitação aos boxes como uma das mais requisitadas para fotos e autógrafos. O mesmo foi visto momentos após as premiações no pódio, especialmente em Oberá e Villicum.
A catarinense tem ciência do que representa e se mostra feliz por ser referência e fonte de inspiração para várias mulheres que almejam um dia trilhar seu caminho. “Só pelo fato de estar correndo, diante dessa visibilidade, com uma importância cada vez maior e influência nas redes sociais, tudo isso impacta muito”.
“Vejo muitas meninas mostrando fotos delas no kart, em categorias de fórmula e outras tantas me perguntam sobre como começar como mecânicas, engenheiras, chefes de equipe… Percebo, de forma geral, esse grande interesse, e fico muito feliz por representar as mulheres aqui no TCR South America e por mostrar que é possível chegar a qualquer lugar com muita luta, com muito trabalho. Creio que minha vinda ao TCR vem inspirando diversas meninas e mulheres, de gerações diferentes, nesse sonho de seguir uma carreira profissional no automobilismo e mostrar que, sim, é possível. E isso me deixa muito feliz”, concluiu.
O próximo desafio de Maria Nienkötter no TCR South America Banco BRB será neste fim de semana. A primeira prova da jornada em Termas de Río Hondo está marcada para a manhã de domingo (1º de junho), a partir 9h10 (horário de Brasília). Pouco depois, às 12h40, a categoria conclui seu “giro argentino” na temporada 2025 com a segunda prova do fim de semana.
O TCR South America Banco BRB tem transmissão ao vivo para o Brasil por meio do canal BandSports, em TV por assinatura, e no streaming pelo canal oficial da categoria no YouTube, MotorsportTV, aplicativo BandPlay, site Band.com.br e canal Esporte na Band no YouTube, além do canal do site Grande Prêmio no YouTube.

Maria Nienkötter
Idade: 18 anos (01/08/2006)
Naturalidade: Florianópolis (SC)
Trajetória: trilhou a maior parte da sua jornada nas pistas no kartismo, modalidade na qual conquistou títulos como o de campeã catarinense, vice-campeã brasileira, terceira colocada na Copa Brasil e o FIA Girls on Track na categoria Graduados em 2024. No mesmo ano, fez sua estreia correndo de monopostos na Fórmula Delta. Venceu a seletiva feminina inédita no TCR South America Banco BRB e estreia na categoria continental em 2025. Triunfou na Copa Trophy na etapa de Rosário e já foi aos pódios em Oberá e San Juan Villicum
Estreante no TCR South America Banco BRB
Carro: Toyota Corolla TCR
Número: #23
Equipe: Cobra Racing Team
Sede: São Paulo (SP)
Chefe: Nonô Figueiredo

TCR South America Banco BRB, calendário de 2025*
1ª etapa: 30 de março, Rosário (Argentina)
2ª etapa: 20 de abril, Oberá (Argentina)
3ª etapa: 11 de maio, San Juan Villicum (Argentina)
4ª etapa: 1º de junho, Termas de Río Hondo (Argentina)
5ª etapa: 13 de julho, Mercedes (Uruguai)
6ª etapa: 27 de julho, El Pinar (Uruguai)
7ª etapa: 17 de agosto, Belo Horizonte (Brasil)
8ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul (Brasil)*
9ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (Brasil)
10ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (Brasil)
*a confirmar

TCR Brasil Banco BRB, temporada 2025*
1ª etapa: 17 de agosto, Belo Horizonte (Brasil)
2ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul (Brasil)*
3ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (Brasil)
4ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (Brasil)
*a confirmar
Fonte : TCR South America Banco BRB 
Fotos : Hernán Capa







A.Mattheis anuncia Helio Castroneves na BRB Stock Car !

 Equipe multicampeã da BRB Stock Car Pro Series, a A.Mattheis Motorsport anunciou nesta quinta-feira (29) que Helio Castroneves passará a integrar o time baseado em Petrópolis (RJ), ao lado de Thiago Camilo e Cesar Ramos, dois nomes sempre listados entre os favoritos a vitórias e ao título na principal categoria do automobilismo brasileiro.

A mudança vem após Castroneves fazer sua estreia na temporada 2025 da BRB Stock Car em Interlagos pela equipe RTR Sport Team. O piloto, no entanto, não disputou a segunda etapa, em Cascavel, por coincidir com as 500 Milhas de Indianápolis, no último fim de semana. Mas agora o paulistano está de volta para o restante da temporada da BRB Stock Car.
"Estou muito honrado em fazer parte da A. Mattheis Motorsport, uma equipe que sempre admirei e sou fã do trabalho do Andreas. Não vejo a hora de acelerar no Velopark e me integrar rapidamente à equipe. Quero agradecer à equipe RTR, fera na Stock Light e que fez um esforço enorme para que eu pudesse estrear em Interlagos, na primeira etapa", disse Castroneves.
"É uma grande notícia para a A.Mattheis poder contar com um piloto tão consagrado quanto o Helinho. É um reforço de peso para o nosso time e nos dá ainda mais entusiasmo pelo potencial do nosso time para 2025. Bem-vindo, Helinho, uma grande temporada nos espera", comentou Andreas Mattheis, uma das lendas da galeria de heróis da Stock Car e hoje conselheiro do time chefiado pelo engenheiro Guilherme Gonçalves, o ‘Guiga’.
A parceria entre Castroneves e a A.Mattheis Motorsport para a sequência da temporada 2025 marca o reencontro do piloto com a família Mattheis, uma referência brasileira no esporte a motor. A estreia de Helinho na BRB Stock Car aconteceu por meio do time chefiado por Rodolpho Mattheis, filho de Andreas, na Corrida do Milhão de 2012, em Interlagos.

Lenda do esporte — Ao longo de quase 40 anos, Helio Castroneves construiu uma carreira que o colocou no panteão dos maiores e mais vitoriosos pilotos brasileiros da história. No seu currículo, destaque maior para as quatro vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis, uma das provas mais emblemáticas do automobilismo mundial, triunfando em 2001, 2002, 2009 e em 2021.
O brasileiro venceu ainda as 24 Horas de Daytona em três oportunidades — 2021, 2022 e 2023 —, além de ter sido campeão do IMSA SportsCar, em 2020. Na Indy, além da trajetória vitoriosa em Indianápolis, foi quatro vezes vice-campeão (2002, 2008, 2013 e 2014), trazendo no currículo 395 largadas, com 31 triunfos e 50 poles. Em seu início de carreira, no Brasil, foi vice-campeão da Fórmula 3 Sul-Americana em 1993 e da Fórmula 3 Brasil no ano seguinte. Em 2006, conquistou as Mil Milhas Brasileiras, em Interlagos, ao lado de Nelson Piquet, Nelsinho Piquet e Christophe Bouchut ao volante de um Aston Martin DBR9.

Helio Castroneves
Idade: 50 (10/05/1975)
Naturalidade: São Paulo (SP)
Carreira: dono de quatro vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis (2001, 2002, 2009 e 2021); três vezes vencedor das 24 Horas de Daytona (2021, 2022 e 2023); 395 largadas na Indy, com 31 vitórias e 50 poles; campeão do IMSA SportsCar (2020); quatro vezes vice-campeão da Indy (2002, 2008, 2013 e 2014); vencedor das Mil Milhas Brasileiras (2006)
Carro: Chevrolet Tracker
Número: #06
Equipe: A.Mattheis Motorsport
Sede: Petrópolis (RJ)
Chefe: Guilherme Gonçalves

BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025*
1ª etapa: 4 de maio, Interlagos (SP)
 etapa: 25 de maio, Cascavel (PR)
3ª etapa: 8 de junho, Velopark (RS)
4ª etapa: 29 de junho, Velocitta (SP)
5ª etapa: 20 de julho, Velocitta (SP)
6ª etapa: 17 de agosto, Belo Horizonte (MG)
7ª etapa: 7 de setembro, Cascavel (PR) – ou alternativa**
8ª etapa: 5 de outubro, Velocitta (SP)
9ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul – ou alternativa**
10ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (GO)
11ª etapa: 30 de novembro, Brasília (DF) – ou alternativa**
12ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (SP)
*sujeito a alterações
Fonte : BRB Stock Car Pro Series
Fotos : Marcelo Machado de Melo






Mitsubishi Cup: Accert Competições desembarca para o desafio em Canitar !

 O segundo desafio da Mitsubishi Cup 2025, maior rally cross country de velocidade do Brasil, acontece nesta sexta e sábado, 30 e 31 de maio, na região da cidade de Canitar, distante 368 quilômetros da Capital paulista e a apenas sete quilômetros de Ourinhos, pela segunda vez. A equipe Accert Competições desembarca nesta quinta-feira e estará com tudo pronto no box montado no parque de apoio na Fazenda Reunidas Santa Lúcia para as primeiras atividades.

A equipe Accert Competições estará representada na etapa com três duplas: na L200 Triton Sport R com Kaio Cardoso/Aline Cardoso (#27); na Eclipse Cross R com Cristiano Rocha/Minae Miyauti (#20) e Leonardo Giacchetta/ Fábio Pedroso (#18).

Nesta sexta-feira, 30, das 12 às 17 horas, terá um treino livre em uma pista de aproximadamente cinco quilômetros, com planilha e marcadores n padrão Mitsubishi Cup, cada carro poderá dar no máximo três voltas. A definição da ordem de largada para a etapa será através da melhor volta cronometrada entre as três de cada competidor nos treinos da sexta-feira.

No sábado, 31, a partir das 8 horas, os pilotos e navegadores deverão percorrer um circuito de 30 quilômetros no menor tempo possível, seguindo os regulamentos estabelecidos pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O trajeto, no entanto, só será revelado aos competidores no dia da prova, e eles possuem três tentativas de percorrer o caminho sem perder pontos.

“A prova deve seguir parecida realizada na região no ano passado que conteve curvas de alta velocidade, contornos de matas e plantações, onde a navegação fez toda a diferença, principalmente nos regressivos, e trechos bem sinuosos e técnicos”, destacou o piloto Cristiano Rocha do Eclipse Cross R #20, campeão da categoria ASX RS em 2020 e vice-campeão de 2022 na Outlander Sport R PRO e campeão na Outlander Sport PRO R de 2023 e vice-campeão na Eclipse Cross PRO.

Segundo a navegadora Minae Miyauti a expectativa é a de fazer uma boa prova, para recuperar pontos perdidos na etapa de abertura da temporada. “A motivação desta vez é buscar o melhor resultado, vamos dar o nosso melhor", afirmou.

Em 2025, a Mitsubishi Cup está dividida em dez categorias, de acordo com o carro e a experiência dos competidores – L200 Triton Sport R PRO, L200 Triton Sport R CUP, L200 Triton ER PRO, L200 Triton ER CUP, L200 Triton Sport RS PRO, L200 Triton Sport RS CUP, Outlander Sport R PRO, Outlander Sport R CUP, Eclipse Cross R PRO e Eclipse Cross R CUP.

Sobre a Accert Competições

A equipe Accert Competições, com sede em Goiânia (GO), completará 12 anos de história em provas off-road nesta temporada. Acumula inúmeros títulos e pódios. Além dos títulos consagrados, como o Prêmio de Melhor Equipe (2021 e 2023) no Sertões e melhor equipe do Mitsubishi Cup (2022).

Em 2024, a equipe conquistou o tricampeonato no Sertões e do Campeonato Brasileiro de Rally Raid (cross-country) Cristiano Rocha e Anderson Geraldi, além da conquista do vice-campeonato da Mitsubishi Cup  na categoria Eclipse Cross PRO, Cristiano Rocha e Minae Miyauti.

Em 2023, foi campeã do Mitsubishi Cup (Outlander Sport PRO R) com Cristiano Rocha e Minae Miyauti, vice-campeã na categoria Carros (T1.2) do SARR 2023 na Argentina com Cristiano Rocha e Anderson Geraldi. No Sertões, a equipe foi laureada, pela segunda vez, como a melhor entre todas as de carros, na categoria Pro Brasil, Victor Pudell e Claudemir Hubner foram vice-campeões; Cristiano Rocha e Anderson Geraldi ficaram em terceiro.

Em 2022, confirmou o bicampeonato no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (2019 e 2022) e vice-campeã do Mitsubishi Cup (2022) na categoria Outlander Sport R PRO. Em 2022, Cristiano e Anderson também conquistaram o título de campeões do Sertões Norte e vice-campeões ( PRO Brasil).

Em 2020, garantiu os títulos nas competições nacionais: Sertões (PRO Brasil) e Mitsubishi Cup (AXS RS), além do Rally do Cerrado com Cristiano Rocha e Roberto Spessatto (Regularidade/Master); em 2019, consagrou-se campeã brasileira do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e Sertões Series na categoria Super Production, como também o título de vice-campeã dos Sertões.

Cristiano Rocha fez tem uma carreira extensa no off-road, começou com trilhas e na modalidade regularidade em 1995, mas a sua estreia como piloto no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e do Sertões se deu em 2012. Mas, em 2010, participou como chefe de equipe e, no ano seguinte, como navegador. Anderson Geraldi fez a sua oitava participação com a equipe.

A equipe Accert Competições, com sede em Goiânia (GO), recebe o apoio da Accert Transportes e Logística, Yokohama, Omnilink, Sementes Oilema, Fueltech, Lavanderia Suprema e Atvos.

 

PROGRAMAÇÃO MITSUBISHI CUP – 2ª ETAPA - CANITAR/SP

Local: Fazenda Reunidas Santa Lúcia

 

SEXTA-FEIRA (30/05)

07h00 às 12h00 - Abertura do parque de apoio - equipes – apoio

07h30 às 18h00 - Secretaria de prova – apoio

07h45 às 11h25 - Vistoria técnica – apoio

14h30 às 16h00 - Vistoria técnica extra – apoio

13h30 às 16h30 –Pista Convidados – pista

12h00 às 17h00 - Treinos livres – Outlander Sport R – pista

18h00 às 19h00 - Briefing – apoio

19h00 às 21h00 – Confraternização – apoio

 

SÁBADO (05/04) – 1ª ETAPA

07h50 – Entrada no Parque fechado – Ta apoio

08h00 – Largada do 1º carro – prova 01 – pista

10h20 – Largada do 1º carro – prova 02 – pista

12h40 – Largada do 1º carro – prova 03 – pista

13h00 – Abertura do parque fechado – apoio

16h00 às 17h00 - Premiação Mitsubishi Cup – apoio

18h00 – Encerramento do evento – apoio

 

CALENDÁRIO 2024 – MITSUBISHI CUP

Etapa 1 – 05/04 – Ribeirão Preto/SP

Etapa 2 – 31/05 – Canitar/SP

Etapa 3 – 28/06 – Pirassununga/SP

Etapa 4 – 06/09 – Mogi Guaçu/SP

Etapa 5 – 04/10 – Ponta Grossa/SP

Etapa 6 – 01/11 – São João da Boa Vista/SP

Etapa 7 – 29/11 – Mogi Guaçu/SP

 

Fonte : SIG Comunicação

Fotos : Sanderson Pereira






GP da Espanha 2025: os dias e horários da F1 em Barcelona !

 O Grande Prêmio da Espanha, nona etapa da temporada 2025 da Fórmula 1, acontece neste fim de semana, entre os dias 30 de maio e 1º de junho, no Circuito de Barcelona-Catalunha, na cidade de Montmeló.

O F1MANIA.NET acompanha todas as atividades do GP da Espanha de F1 e trará a cobertura completa dos treinos, classificação e corrida em AO VIVO e em TEMPO REAL, começando nesta sexta-feira (30 de maio) com o treino livre às 8h30.

Confira os dias e horários, sempre no fuso horário de Brasília (GMT -3):

Sexta-feira, 30 de maio
08h30 – Treino Livre 1 – em TEMPO REAL no F1Mania.net
12h00 – Treino Livre 2 – em TEMPO REAL no F1Mania.net

Sábado, 31 de maio
07h30 – Treino Livre 3 – em TEMPO REAL no F1Mania.net
11h00 – Classificação – em TEMPO REAL no F1Mania.net

Domingo, 1º de junho
10h00 – Grande Prêmio da Espanha de F1 (66 voltas ou 120 minutos) – em TEMPO REAL na F1Mania.net

Fonte : F1 Mania

Foto : XPB Imagens